Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1866 – Homens de Corumbá são deportados para Assunção

Avisados às vésperas de que todos os homens seriam deportados para o Paraguai, o comandante das tropas de ocupação cumpre as ordens superiores, em 1º de agosto de 1866. Apenas três imigrantes italianos puderam embarcar com toda a família, entre eles o comerciante Manoel Cavassa, autor do seguinte relato: Chegou finalmente o nefasto 1º de agosto … Continued
Opinião -

Avisados às vésperas de que todos os homens seriam deportados para o , o comandante das tropas de ocupação cumpre as ordens superiores, em 1º de agosto de 1866. Apenas três imigrantes italianos puderam embarcar com toda a família, entre eles o comerciante Manoel Cavassa, autor do seguinte relato:

Chegou finalmente o nefasto 1º de agosto de 1866, indelevelmente gravado na minha memória. Ao meio dia, quando íamos sentarmo-nos para almoçar chegaram à nossa casa, à toda pressa, alguns oficiais, que nos intimaram a ordem de embarcar na chata, que foi levada imediatamente e sem permitir-nos sequer que comêssemos ligeiramente, puseram-nos fora de casa, cujas portas fecharam e fizeram-nos embarcar na chata, que foi levada imediatamente e amarrada ao vapor, depois do que começou o embarque da tropa, que encheu o navio, ficando somente para alojamento dos prisioneiros a câmara na qual como é fácil imaginar, estavam aqueles infelizes estivados como sardinhas, em pé, sem poderem sentar-se, e, demais a mais para cúmulo de sofrimento, sem terem comido. Nós na chata íamos relativamente bem divinamente, não obstante irem ali três famílias, que eram constituídas por 32 pessoas, inclusive crianças; mas para aqueles infortunados, aglomerados na câmara dum pequeno vapor, no qual iam mil seiscentos e tantos pessoas, era a viagem um tormento, à noite especialmente.
Saímos às 4 horas da tarde desse mesmo dia, passamos relativamente bem à noite e chegamos ao amanhecer a Albuquerque, em cujo porto estavam já reunidos todos os índios varões domesticados que também deviam embarcar entre as comoventes lamentações de suas famílias e passando uns sobre os outros, pois havia gente por todas as partes, até nas enxarsias e nas vergas.



Os deportados que conseguiram sobreviver aos rigores da guerra, entre eles, o autor do memorandum acima, foram libertados pelo exército brasileiro, durante a ocupação do território inimigo.

FONTE: Valmir Batista Correa e Lúcia Salsa Correa, Memorandum de Manuel Cavassa, Editora da UFMS, , 1997, página 33.

NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de , estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas e levantam rumores de romance

Os rumores de um possível romance entre Tom Cruise e Ana de Armas ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens, registradas no último fim de semana, só vieram a público nesta semana, e desde então têm movimentado os fãs nas … Continued

Bastidores

[ BASTIDORES ] Fim do recesso traz dúvidas sobre nova CPI

Dono de jingle famoso deixou presidência do partido após décadas

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Tribunal Constitucional da Itália divulgou decisão de tema importante sobre o benefício de cidadania por direito de sangue

A nova decisão não muda nada na lei recentemente aprovada pelo Parlamento

Polícia

Mulher é encontrada morta em lago de distrito de Fátima do Sul e polícia investiga circunstâncias

Segundo informações apuradas até o momento, vítima enfrentava problemas de saúde mental