O coronel Manuel Pedro Drago, nomeado presidente da província de Mato Grosso e seus auxiliares e a comissão de engenheiros da força expedicionária destinada a combater os invasores do Paraguai no Sul de Mato Grosso, deixam o Rio. Taunay (foto), que protagonizaria o episódio da retirada da Laguna, como principal escrivão da expedição, inicia seu diário da guerra:
A 1º de abril de 1865 e às 2 horas da tarde, saiu da Côrte, no vapor Santa Maria a comissão de engenheiros, bem como o presidente nomeado para a província de Mato Grosso, seus ajudantes de ordens e mais comitiva. Por ocasião da partida do Rio de Janeiro, compunha-se a comissão dos seguintes oficiais:
Tenente-coronel graduado do corpo do estado-maior de primeira classe, José de Miranda da Silva Reis, chefe.
Capitão do estado-maior de primeira classe, Antonio Florêncio Pereira do Lago, ajudante.
Primeiros-tenentes de engenheiros, José Eduardo Barbosa e Joaquim José Pinto Chichorro da Gama, idem.
Tenente do estado-maior de primeira classe, capitão Augusto dos Santos Rôxo, idem.
Segundo-tenente de engenheiros, João da Rocha Fragoso, idem.
Segundo-tenente de artilharia, Alfredo d’Escragnolle Taunay, idem.
Levava seis caixões de instrumentos para trabalhos de campanha, e grande material de pás, picaretas e alviões.
FONTE: Taunay, Marcha das forças, Companhia Melhoramentos de São Paulo, São Paulo, 1928, página 7.
LIVRO GRÁTIS
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural do Midiamax, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.