Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Polícia Federal cria polêmica que rede repercussão interna: ‘desafio PF 2025’

Os prêmios vão de aparelhos eletroeletrônicos, como smartwatches, até uma viatura
Opinião -
(Coluna Esplanada)

A Gincana da PF

A Polícia Federal criou uma polêmica que rende muita repercussão internamente. A Corregedoria-Geral lançou o “Desafio PF 2025”, o que consta ser uma “disputa” entre as superintendências nos Estados para premiar aquelas que apresentarem os melhores indicadores de produtividade, conforme revelou o site da Coluna na sexta (7). Os prêmios vão de aparelhos eletroeletrônicos, como smartwatches, até uma viatura. Neste fim de semana, a situação virou meme entre grupos de mensagens de agentes e delegados. A “gincana” é entendida como uma desculpa da direção da PF para esconder o orçamento apertado para este ano. Entre portas, os policiais lembram que entrega de ferramentas de tecnologia e viaturas para delegacias são obrigação da instituição. Escolher quem vai ganhar por suposta meritocracia mostra a dificuldade de equipar os profissionais, assim entendem. Segundo a PF, em comunicados internos, a proposta segue modelos adotados por outras corporações, “tanto públicas quanto privadas, como ferramenta de engajamento e fortalecimento organizacional”.

Davi e o 4×3

Depois de distribuir o Poder entre caciques – cargos importantes e comando de comissões, além de outros acordos – o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não se esqueceu dos servidores e comissionados. Oficializou a sexta-feira de “folga”, já tradicional em gabinetes: O sistema 4×3 (4 dias de trabalho e 3 de folga). Não há informes de que o presidente da Câmara, Hugo Motta, fará o mesmo.

Folia do Rio

O governador Cláudio Castro, do , comemorou com a Secretaria de Segurança Pública a folia mais segura deste ano. O balanço do Carnaval divulgado mostra que foi uma das edições mais tranquilas dos últimos anos: Apenas na capital, houve redução de 64% nos furtos a pedestres na capital em relação a 2024.

EUA e Paraguai

Enquanto o Brasil prioriza a política ideológica, os Estados Unidos já fecham acordos com a Argentina e . Este, em especial, terá forte apoio no sistema de vigilância aérea e terrestre, com cessão de radar que cobrirá 400 km de raio. Os americanos consideram o Paraguai uma porta aberta para terroristas e narcotráfico. O próprio Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tratou com o presidente Santiago Peña.

Ah, Itamaraty…

Aliás, o Governo do Paraguai está bravo com a turma do Palácio Itamaraty, que havia se comprometido em apoiar o seu ministro de Relações Exteriores, Ramírez Lezcano, para o cargo de Secretário-Geral da OEA, mas recuou. O Governo Lula trocou de nome e apoiou o chanceler de Suriname, junto com a Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai, países governados pela centro-esquerda como aqui. No meio diplomática, pegou mal.  

O padrinho

O diplomata Ernesto Araújo durou pouco como chanceler do Governo Jair Bolsonaro, mas continua no radar do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que o indicou como consultor do Vox, partido de direita da Espanha. No Itamaraty, especula-se que fatura uma bolada mensal para assessorar Santiago Abascal, o líder do partido.

ESPLANADEIRA

#Mei Mei planeja 15 novas franquias em 2025 e estreia no DF. #Roberto Chacon lança “As Repúblicas Marítimas Italianas” pela editora EDUCS. #Juizado da ACSP recebeu 4,3 mil processos em 2024. #Fundação Pedro Américo abre inscrições para cursinho gratuito do . #West Shopping-RJ sedia nova edição do CIEE em Movimento .#AGPMED vence prêmio Redibra/Bromélia e investe R$ 4 Mi em 2025.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em menos de duas horas, suspeito de tentativa de homicídio é preso em Rio Brilhante

Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Mulher mente sobre sequestro relâmpago em Campo Grande e é investigada pela polícia

Morre cantora Sol, musa dos anos 80 e ‘rival’ de Gretchen, aos 69 anos

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Homem morre após salto de asa-delta em Caraguatatuba

Vítima bateu em árvores durante queda e não resistiu aos ferimentos

MidiaMAIS

‘Formigueiro’: show de João Gomes bate recorde de público pessoas no Parque das Nações

Dono de hits do piseiro à vaquejada, João superou a estimativa de público de Luísa Sonza, que era de 40 mil

Cotidiano

Mais agilidade: Tempo de espera por atendimento nas UPAs será monitorado por novo sistema

Monitoramento do tempo de espera será feito pelo sistema de prontuário clínico digital usado no atendimento do SUS

Famosos

Larissa Manoela critica quadro tosco do Fantástico sem medo de ser demitida: ‘ainda bem’

Alvo do "humorístico" sem graça, Larissa Manoela não engoliu a "piada"