Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Indícios de estagnação na economia para o 1º semestre surgem a granel

A busca de empresas por crédito registrou alta de 11,3% em janeiro de 2025
Opinião -

Brasileiro que se vire…

A implicância ideológica do presidente Lula da Silva e seu séquito internacional com o Governo de Israel e o premiê Benjamin Netanyahu atinge em cheio a comunidade brasileira no país do Oriente Médio. O senador Jaques Wagner (PT-BA) é o relator de dois acordos do Brasil com Israel. Mas por decisão do assessor especial do Palácio, Celso Amorim, e de Lula, por ora todos os tratados com Israel estão congelados, não terão pareceres e não poderão ser votados. Um deles trata de extensão do benefício de Previdência e prejudica os brasileiros que vivem naquele país, e contribuem com a Previdência Social lá. A cada dia que passa é mais tempo perdido. Se a obstrução permanecer por tempo indeterminado, há um risco de, em caso de voltarem ao Brasil, não conseguirem somar tempo de contribuição em Israel para efeitos de aposentadoria. 

Só no leite

O senador Rodrigo Pacheco deixou a presidência do Senado, e na planície recusou convites para outros tantos irrecusáveis. A pedido do presidente Lula da Silva, não quer ser ministro da Justiça nem candidato (de Lula, frisa-se) ao Governo de Minas. , Pacheco na verdade sonha com uma vaga no STF. Por ora, no plenário, vai se concentrar em relatar um PL sobre validade mínima para leite em pó. 

Sonho na Praça

Já no STF tem quem sonhe com a Presidência da República. O ministro Flávio Dino aceitou ser ministro da Corte, indicado por Lula, mas deixou seu nome à mesa do presidente caso seja opção da esquerda futuramente. Amigos próximos dizem que Dino largaria a toga na hora, se confirmado candidato de Lula.

Quiprocó histórico 

Os arquivos de fotos, documentos e até roupas da exposição “Memórias Femininas da Construção de ”, da pesquisadora Tânia Fontenele, há três anos na sede do Instituto Histórico e Geográfico do DF, foram retirados por ordem da direção. Isso gerou críticas veladas de alguns acadêmicos. Paulo Castelo Branco, presidente do IHG-DF, diz que a exposição era temporária, e que a realocação foi consentida com a pesquisadora.

PAC patina

Antes vitrine de Lula e , o PAC (na 3ª versão) patina na burocracia. Dados apurados pelo vereador carioca Pedro Duarte (Novo) no TCU revelam que 49% das obras no País estão paralisadas; e 73% das atrasadas são para saúde e educação. O é o 3º Estado com mais obras federais atrasadas, com um total de 685, das quais 472 estão paralisadas (69%) e apenas 213 estão em andamento (31%). 

Raios X do mercado

Indícios de estagnação na economia para o 1º semestre surgem a granel. A busca de empresas por crédito registrou alta de 11,3% em janeiro de 2025, comparado ao mesmo mês do ano anterior (quando a demanda foi de apenas 1,5%), segundo o Serasa Experian. O aumento vem especialmente das Micro e Pequenas, enquanto Médias e Grandes apresentaram queda. 

ESPLANADEIRA

#PL de Luiz Carlos Hauly cria Medalha Expedicionário da Liberdade para pracinhas da FEB. #Sabesp abre 400 vagas para Programa Jovem Aprendiz em SP. #Votorantim Cimentos oferece 40 vagas para curso de Informática na Fercal (DF).  #Elpídio Amanajas celebra amanhã aniversário de 50 anos na Fazenda da Esperança, em Macapá #CNseg lança dia 7/4 a 2ª edição da Agenda Jurídica do Mercado de Seguros na OAB SP. #MDS e CBIC firmam parceria para qualificação e emprego de pessoas do CadÚnico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ops, escapou! Ao vivo, jornalista da CNN chama Bolsonaro de ‘Bozo’; veja

Bolsonaro diz não pensar em sair do Brasil para evitar prisão

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Últimas Notícias

Polícia

Briga por drogas acaba com homem esfaqueado várias vezes na cabeça e tórax em MS

Autor fugiu e não encontrado

Mundo

Otan sugere que Brasil, China e Índia pressionem Rússia para evitar tarifas

Mark Rutte sugeriu pressão em Putin para negociar acordo para evitar tarifas de 100% por Trump

Publieditorial

Campo Grande está pronta para receber um novo jeito de morar com a chegada do Soul Corpal Living Resort

O empreendimento busca atender à demanda por um projeto que ofereça não apenas boa estrutura, mas que realmente proporcione uma experiência diferenciada de viver.

Polícia

Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

Policial militar da reserva foi preso por suspeita de participar do crime, do qual namorado também é investigado