Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione
Opinião -

Hi, and bye bye

Na política brasileira é assim: quando não se tem nada para fazer, inventa-se o nada. Bastou o recesso parlamentar começar, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) criou uma “Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos”. É algo inócuo, mas oficial, que vai mandar para Washington DC, às custas do cidadão brasileiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e um grupo de colegas a fim de dialogar – não se sabe com quem ainda – sobre o tarifaço imposto por Donald Trump ao Governo do Brasil. O séquito compra passagem de 1ª classe para os EUA no momento em que muitos órgãos públicos e congressistas também entram nas férias de verão por lá. O 1º sinal de que a comitiva entra em passeio surge na própria nota oficial. Não há qualquer agenda bilateral comunicada no ofício que confirma a viagem dos senadores Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL), Carlos Viana (Podemos-MG). (PSD-MS), presidente da CRE, comandará o grupo ao lado de Alcolumbre. A não ser que apareça uma carta da Embaixada do Brasil concreta sobre avanços numa negociação direta com a Casa Branca, o time tem tudo para curtir uma semana de passeio no verão americano.

O homem certo

Dentro do PT, há ciumeira com o vice e ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin. Na contramão de Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira, Alckmin sempre defendeu o diálogo com os EUA e foi esnobado. Agora, virou peça-chave no Governo e única figura em que o empresariado confia para a interlocução sem brigas.

Rio acima!

O Governo do criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado – que é o 2º no ranking nacional, com US$ 7 bilhões por ano negociados com empresas dos EUA. O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione, que dialogará com exportadores.

Quem vai?

A Polícia Federal publicou portaria (DCI/PF18) pela qual abriu vagas de adidos para agentes e delegados nas Embaixadas de Angola, China, Etiópia, Índia, Japão e Nigéria. Longe do circuito Elizabeth Arden pelo qual o diretor-geral adora passar em companhia do presidente Lula da Silva, os lugares não são tão demandados na corporação. 

Mano, cunhado…

O senador Cid Gomes (PSB-CE) pediu que o ministro Gilmar Mendes, do STF, se declare impedido de atuar no inquérito sobre emendas do deputado Júnior Mano (PSB-CE), alvo da PF: “Como o ministro é casado com uma pessoa do Ceará, se eu fosse ele, eu me declararia suspeito”. O togado é cunhado do empresário Chiquinho Feitosa, um dos principais adversários de Júnior Mano na disputa por uma vaga no Senado.

Beleza de cidade

A Câmara dos Deputados deve sediar em breve uma sessão solene em homenagem à Arquitetura e Urbanismo e aos 65 anos da capital . Os deputados Erika Kokay (PT-DF), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Raimundo Santos (PSD-PA) protocolaram requerimento para a realização de Sessão dia 3 de setembro. 

ESPLANADEIRA

#Fundação Grupo Boticário e FUNBIO lançam guia sobre Compensação Ambiental. #Festival Sesc de Inverno promove o Fórum de Ideias, Sesc Quitandinha, amanhã e domingo em Petrópolis (RJ). #Miguel M. Abrahão lança hoje o livro “A Pele do Ogro”, na livraria Travessa do Shopping Leblon (RJ). #Água Doce Sabores do Brasil cresceu 8% em 2025. #Pequenas e médias empresas do País têm dificuldades para conseguir crédito, mostra pesquisa da Serasa Experian. #Food truck do Porto do Sabor estará no Alma Festival amanhã, na Tijuca (RJ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confiar a escala da Sesau nesta sexta-feira

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande para esta quinta-feira (17). Assim, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). De manhã, são 59 clínicos gerais para atender adultos e 17 pediatras. Já a equipe plantonista para atendimentos à tarde é de 58 médicos para adultos e 17 para o público infantil. … Continued

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Sincerão, Raul Gazolla revelou qual foi sua reação ao receber a notícia da morte de Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez