Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Denúncia à CPI revela bastidores de contaminação política

Leandro Mazzini com Walmor Parente, Carol Purificação, Isabele Mendes e Luiza Melo
Opinião -

Coação & dossiê

A denúncia do ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, à CPI da Braskem revela os bastidores da contaminação política nas principais agências reguladoras. Ele confirmou aos senadores que sofreu coação – com direito a dossiê – por parte de ex-deputados federais que queriam emplacar apadrinhados em cargos importantes no Governo Federal e na Agência Nacional de Mineração (ANM). A comissão vai aprofundar as investigações para identificar e convocar os ex-parlamentares. As 11 agências reguladoras têm, atualmente, mais de mil cargos ocupados por políticos. Os salários são atrativos e chegam a R$ 19,7 mil.

Sem clima

Mesmo que fossem autorizados a se falarem novamente pelo STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, não teriam clima para diálogo. A divulgação do depoimento de Valdemar, no qual afirmou que Bolsonaro o pressionou a ajuizar ação no TSE questionando as urnas, selou de vez a ruptura entre os dois.

Forte escolta

Pelo menos duas pessoas da família de Ronnie Lessa estão fora do e sob forte escolta, conta uma fonte da Coluna. A Polícia Federal homologou delação na qual ele aponta o(a) suposto(a) mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco. O caso segue sob sigilo.

Sufoco no terminal

Algo de estranho está acontecendo no aeroporto de Guarulhos. O terminal 2 tem atrasos nas operações de fingers – segundo passageiros de até 20 minutos após o taxiamento – e o ar-condicionado do terminal é bem fraco, quando raramente está ligado. Ontem, passageiros dos portões 260 a 264 reclamaram muito.

Cadência baiana

Leitor e admirador das charges da Coluna, o deputado baiano Antonio Brito (PSD) recorre à cautela quando o assunto é sucessão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “Vamos com calma”, afirma, com o bom humor de sempre.

Pauta boicote

Senadores insatisfeitos com a condução da pauta pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AL), estão boicotando os trabalhos do colegiado. Nenhum relator das 11 matérias em pauta compareceu à comissão ontem e a sessão foi encerrada.

ESPLANADEIRA

Rogério Flausino, do Jota Quest, confirma presença no X Congresso URBX. # Nice Brasil cresce em 33% nas vendas de Smart Home. # Saint-Gobain Canalização reaproveita 85% de água em todas as suas unidades industriais.  Marcelo Sarquis e Helen Pomposelli falam dos benefícios do chapéu panamá hoje em Copacabana, RJ. # GL events fechou acordo com a europeia Farmasi para naming rights da Rioarena. # Airbnb apresenta novos recursos do Portal da Cidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é morto a tiros na frente do filho de 5 anos e esposa fica ferida

Com brasileiro em 12°, GP da Espanha termina com quebra de hegemonia em vitória de Piastri

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

Comemoração pós-vitória do PSG termina com torcedores mortos e policial em coma na França

Notícias mais lidas agora

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Pantanal Film abre cadastro para cineclubes de todo Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Feirão da Empregabilidade oferta mais de 900 vagas em Campo Grande no início da semana

Feirão acontece na próxima terça-feira (3), na sede da Funtrab, em Campo Grande

Polícia

Rapaz é ferido a tiros por trio encapuzado em casa abandonada em Itaquiraí

Munição ficou alojada no fêmur da vítima

Política

Ex-secretário de Bernal, Wanderley Ben Hur morre aos 64 anos em Batayporã

Ele teria relatado fortes dores à esposa, que acionou amigos para prestarem socorro, mas ele não resistiu.

Polícia

Homem é encontrado morto com sinais de violência em calçada

Outro homem foi visto com as mãos sujas de sangue se dirigindo ao mercadão da cidade