Pular para o conteúdo
Brasil

Zanin, Gilmar e Moraes votam para que só o STF autorize buscas no Congresso

Demais ministros devem votar até dia 26 deste mês em plenário virtual
Evelyn Mendes -
Minsitros do STF, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes- Foto: Reprodução/ STF

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin, e Gilmar Mendes votaram a favor de uma ação que prevê que só a Corte possa autorizar ações de busca e apreensão nas dependências Congresso e em apartamentos funcionais dos parlamentares.

O julgamento começou nesta sexta-feira (19), em plenário virtual. O relator do processo, Zanin, afirmou que a investigação não tem um deputado ou senador como alvo direto, a busca e apreensão dentro do Congresso repercute sobre o desempenho da atividade parlamentar. Sendo assim, a competência seria do STF.

Gilmar Mendes e Moraes acompanharam o relator. Os outros oito ministros tem até o dia 26 de setembro para votar.

A ação foi proposta pela Mesa Diretora do Senado em 2016. A Casa questionou legalidade das Operação Métis, da Polícia Federal, que apurava um suposto esquema para atrapalhar investigações da Lava Jato contra parlamentares.

A operação foi autorizada pela Justiça Federal de . Na época, a PF realizou busca e apreensão de equipamentos e documentos da Polícia do Senado.

Mesa Diretora alega que não é uma tentativa de blindar os parlamentares. “As informações devem estar sob a supervisão do STF para a proteção do desempenho da função pública – e não das pessoas diretamente investigadas – e das consequências internacionais e nacionais de ordem política, social e econômica decorrentes da indevida exposição de autoridades com esse nível de responsabilidades”, diz.

Julgamento ocorre em um momento em que os parlamentares tentam se proteger de investigações. Nesta semana, a Câmara aprovou a chamada PEC da Blindagem, que prevê a autorização do Congresso para a abertura de ações penais contra parlamentares.

*Informações UOL

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viu a Jade? Pitbull desapareceu na região do Universitário na última terça-feira

Trump afirma estar trabalhando em ‘muitos acordos comerciais e militares’ com a Turquia

Brett James, compositor vencedor do Grammy, morre em acidente de avião com namorada e enteada

Ônibus do Consórcio fica mais de uma hora parado na Afonso Pena após acidente com carro

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Família de menina queimada com chapa de bife ainda tenta entender como o acidente ocorreu em Coxim

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

VÍDEO: Motociclista é socorrido em estado grave com fraturas após bater em caminhão no Tiradentes

Últimas Notícias

Política

TCE-MS mantém ex-prefeito de Anastácio na lista de ‘contas sujas’

Douglas Melo Figueiredo tentou argumentar 'inimizade' com o relator, Jerson Domingos

Política

Corregedoria pede suspensão de deputado de MS e outros dois por motim na Câmara

Corregedor sugeriu maior pena para Marcos Pollon (PL-MS) por sentar na cadeira da presidência e xingar Hugo Motta (Republicanos-PB)

Polícia

Família de menina queimada com chapa de bife ainda tenta entender como o acidente ocorreu em Coxim

Apesar de seguir intubada na Santa Casa de Campo Grande, ela já apresentou melhoras em seu quadro clínico

Famosos

‘The Life of a Showgirl’: Taylor Swift anuncia filme sobre novo álbum

Não foi divulgado quando especial será exibido nos cinemas do Brasil