Pular para o conteúdo
Brasil

VÍDEO: Mauro Cid diz que Bolsonaro ficava ‘tocado’ com pressões para golpe

Relato faz parte da delação que teve o sigilo derrubado por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal
Agência Estado -
mauro-cid-cpmi (1)
Mauro César Barbosa Cid. (Reprodução, Lula Marques, Agência Brasil)

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou na delação premiada que Bolsonaro ficava ‘tocado’ com algumas pressões que recebia para pôr em prática um de Estado. Em outras vezes, ele mandava aliados embora e dizia: “você está querendo me fuder”.

“Tinha vezes que o pessoal ia lá falar com o presidente e o presidente ficava tocado, digamos assim, e tinha vezes que ia gente lá que o presidente falava assim, com o jeito do presidente: ‘você está querendo me fuder’, e mandava o cara embora”, afirmou.

No trecho da colaboração, que teve o sigilo derrubado por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Cid comentava sobre uma reunião do general Mário Fernandes, ex-ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência com Bolsonaro.

A investigação da PF apontou Fernandes como o autor da operação denominada Punhal Verde e Amarelo, que buscava assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes.

Em outra parte da colaboração premiada, Cid diz, sem citar nomes, que pessoas próximas do ex-presidente mandavam mensagens para ele “ouriçadas” para que “acontecesse alguma coisa”.

“Eram amigos, eram de tudo, que estavam ali, vou utilizar a palavra ‘ouriçadas’ para que acontecesse alguma coisa”, disse o tenente-coronel.

Os vídeos da delação premiada de Cid foram divulgados pelo STF nesta quinta-feira, 20, após Moraes levantar o sigilo do seu acordo de colaboração.

A queda do sigilo ocorreu dois dias após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe, em peça encaminhada ao STF. O procurador-geral Paulo Gonet concluiu que Bolsonaro liderou articulações para uma ruptura institucional. Além disso, a denúncia atinge outros 33 indiciados em inquéritos da PF.

A PGR apontou que Bolsonaro cometeu cinco crimes, sendo eles: dano qualificado com uso de violência e grave ameaça e deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa. Somadas, as penas dos crimes podem chegar a mais de 43 anos de prisão.

De acordo com a denúncia da PGR, Bolsonaro liderou uma organização criminosa “baseada em projeto autoritário de poder” e “com forte influência de setores militares”. Também foi apontado como comandante da trama o ex-ministro da Defesa general Walter Braga Netto, que está em prisão preventiva. A defesa de Bolsonaro sustenta que a denúncia não apresenta provas dos crimes imputados ao ex-presidente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas nesta quarta em MS

motoentregadores

Vereadores discutem veto de Adriane em lei que garantiu pontos de apoio para motoentregadores

Luísa Sonza quebra silêncio após Gustavo Mioto expor mágoa: ‘Juro por Deus’

Nove pessoas morreram em acidente entre van e carreta em Minas Gerais

Notícias mais lidas agora

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Grupo que fazia vítimas no ‘tribunal do crime’ é preso em MS

Assistente de educação infantil

Semed convoca 162 assistentes de educação infantil em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Filha de Rodrigo Faro inicia tratamento de um ano após diagnóstico complicado: ‘Bem grave’

Filha de Rodrigo Faro, Maria Viel Faro abriu a intimidade e relatou o tratamento que tem feito após receber o diagnóstico de uma condição “bem grave”; entenda

Polícia

Confronto durante operação contra tráfico acaba com um morto em Campo Grande

Criminoso já havia assassinado um policial em Minas Gerais

Mundo

Corpo de Mujica terá cortejo por Montevidéu

Velório foi programado para ter uma duração de 24 horas

Emprego e Concurso

Secretaria de Educação convoca 36 aprovados em seleção para merendeiros; confira

Entre as atribuições do merendeiro está preparar refeições e manter o controle do estado de conservação dos alimentos