Os vereadores da Câmara Municipal de Belém (PA) aprovaram, nesta quarta-feira (6), um requerimento para declarar Donald Trump persona non grata na cidade. Em latim, o termo significa “pessoa indesejada” ou “não bem-vinda”. A decisão ocorreu a aproximadamente três meses antes da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), prevista para os dias 10 a 21 de novembro, em Belém.
O projeto foi apresentado por Alfredo Costa (PT) e recebeu 12 votos a favor, nove contra, além de duas abstenções. A medida foi motivada pelo recente tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, que elevou as tarifas no mesmo dia em que a declaração foi aprovada.
“Belém não pode aceitar de maneira nenhuma que o presidente de outro país venha intervir na economia. Nós temos que defender a soberania nacional, do nosso povo, do povo trabalhador. Portanto, Belém diz não a Trump. Você é persona non grata”, afirmou Alfredo Costa.
No entanto, a aprovação do texto tem caráter simbólico e não impede Trump de visitar a cidade nem de participar da COP30, caso o republicano queira marcar presença no evento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já manifestou interesse em convidar o estadunidense para a conferência.
*Com informações de agências de notícias.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***