Pular para o conteúdo
Brasil

STF, Planalto e Congresso são cercados por grades novamente após prisão de Bolsonaro

Ordem para colocar grades foi determinado após buzinaço em frente a Esplanada dos Ministérios
Agência Estado -
Reforço na segurança da Esplanada dos Ministérios - Foto: Matheus Veloso

Um dia após o Jair Bolsonaro (PL) ter a sua prisão domiciliar decretada, as sedes dos Três Poderes amanheceram com protocolos de segurança reforçados e cercadas por grades, numa cena que não era vista em desde o atentado à bomba contra o Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2024.

O “buzinaço” realizado por apoiadores de Bolsonaro na noite da última segunda-feira, 4, após a ordem de prisão assinada pelo ministro Alexandre de Moraes foi o estopim para que os diferentes órgãos de segurança da capital federal se mobilizassem para evitar episódios de vandalismo e violência.

O trânsito em parte da Esplanada dos Ministérios chegou a ser bloqueado no final da noite de segunda, mas o acesso foi liberado na manhã desta terça-feira, 5. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) adotou um protocolo de rondas na região da Praça dos Três Poderes e posicionou diversas viaturas em volta dos principais prédios públicos de Brasília.

O deslocamento pelos 16 quilômetros de extensão da Esplanada segue normal até as imediações do Ministério da Saúde, onde estão posicionadas as primeiras viaturas da PMDF. Em frente ao Congresso, as forças de segurança posicionaram dois veículos e um ônibus utilizado para detenções em massa, além de ter colocado policiais de prontidão para reprimir eventuais atos de violência. Os prédios da Câmara e do Senado também foram cercados.

No STF, que é a principal instituição atacada pelos bolsonaristas, a Polícia Judicial da Corte posicionou duas viaturas em vez de uma em frente ao prédio e ordenou o posicionamento de três agentes na entrada, assim como o apoio de dois seguranças privados próximos à estatua da Justiça. O prédio é único dos Três Poderes que já contava com barreiras duplas de proteção antes da mudança de protocolo desta segunda-feira.

A Praça dos Três Poderes, que fica entre os prédios do STF, do Planalto e do Congresso, também foi cercada por uma dupla barreira de grades de proteção. As pedras portuguesas que ficam no local foram utilizadas como munição pelos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Diante disso, a PMDF posicionou uma viatura, uma base móvel e quatro policiais para cuidar do local

Como mostrou o Estadão, até o Palácio do Planalto foi cercado por grades diante dos riscos de manifestações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia ordenado a remoção das cercas em volta do Palácio ainda em 2023, após a reconstrução do prédio, como um gesto de união e segurança das instituições.

O clima de instabilidade em Brasília atingiu até mesmo Ministérios, que costumam passar incólumes a ataques. O Palácio do Itamaraty, por exemplo, também amanheceu gradeado e com três viaturas da PMDF o protegendo.

A sede do Ministério das Relações Exteriores recepcionou nesta terça-feira o encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, o que já renderia reforço na segurança.

Do outro lado da Esplanada, o Palácio da Justiça foi cercado por grades e sob proteção da Força Nacional. A sede do Ministério da Justiça conta com uma viatura da Força de cada lado do prédio.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Bala na nuca’: Ex-presidente da OAB defende prisão domiciliar de Bolsonaro

nioaque obras vagas

TCE-MS investiga desvios de R$ 3 milhões com fraudes em ‘testes da orelhinha’ em Nioaque

Alerta de fofura: onça Aracy e filhote de quatro meses roubam a cena no Pantanal

Servidores do Humap-MS participam de capacitação sobre crises no ambiente hospitalar

Notícias mais lidas agora

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

detran-ms

Servidora pivô de fraudes no Detran-MS se livra de tornozeleira eletrônica

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Policiais fingiram ser clientes de marca que vendia anabolizantes falsificados durante investigação

Últimas Notícias

Cotidiano

Pecuarista denuncia confinamento por reter animais irregularmente em MS

Caso foi parar na Justiça, com pedido para apreensão de centenas de cabeças de gado

Política

Câmara aprova criação de Unidade de Bem-Estar Animal em Campo Grande

Primeira sessão do segundo semestre de 2025 contou com aprovação de projetos em regime de urgência

Brasil

‘Novas sanções de Trump ao Brasil é imprevisível’, diz Flávio Bolsonaro

Senador afirmou ainda que Eduardo Bolsonaro é o responsável de levar informações à Casa Branca

Polícia

‘Estão perseguindo ele’: internautas defendem ‘Pobre Loco’, alvo de operação contra falsificação de anabolizantes

Pobre Loco’ chegou a ser levado para a delegacia do Garras, mas foi liberado na sequência