Depois uma temporada com o preço do café nas alturas, parece que o item começou a apresentar uma queda no valor. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) divulgou nesta sexta-feira (25), a queda de 0,35% no preço do produto em julho.
Para se ter uma ideia, a última vez que a bebida queridinha dos brasileiros, apresentou queda no valor do produto, foi em 2023, segundo IPCA-15. Depois, foram ao menos 18 altas consecutivas no preço do item.
O estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e IPCA-15, analisa a variação de preço dos itens. A análise é realizada entre o dia 15 do mês anterior até o dia 15 do mês da divulgação.
A diminuição no preço do produto já era esperada pela instituição. O indicador de inflação da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) já havia publicado a tendência de queda na semana passada.
Mesmo com a queda, a inflação do valor do café moído ainda está em 76,5%, acumulo de um ano. Para se ter uma noção, em junho o preço médio do produto em todo Brasil chegou a R$ 66,70, segundo Abic (Associação Brasileira de Café).
A queda no valor do café pode continuar caindo, mas a incerteza em relação às tarifas imposta pelo Donald Trump. Em julho, o presidente dos Estados Unidos impôs 50% de tarifas nos produtos importados do Brasil. O país norte-americano é responsável pela compra de 16% do café exportado do Brasil. Desse modo, eles assumem o posto de maior cliente do produto nacional no mundo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!