Pular para o conteúdo
Brasil

Senado cobra governo sobre conflito de interesse de indicado para direção da ANM

Requerimento que tramita na Casa de Leis é de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos)
Agência Estado -
Damares questiona o ministro da Casa Civil, Rui Costa, se o governo pretende reavaliar a indicação. (Fotos: Reprodução/Senado Federal)

Após sucessivas reportagens na imprensa apontando um suposto conflito de interesse de José Fernando de Mendonça Gomes, indicado pelo governo para a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Senado enviou à Casa Civil um requerimento solicitando informações sobre o possível risco de conflito de interesses e eventual violação de princípios legais da administração pública pelo indicado ao cargo.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

De autoria da senadora (REPUBLICANOS/DF), o Requerimento nº 214, de 2025, enviado nesta quarta-feira (26/3), questiona o ministro da Casa Civil, Rui Costa, se o governo pretende reavaliar a indicação de José Fernando após denúncias veiculadas na imprensa apontarem que seus familiares atuam em empresas de mineração.

O requerimento também indaga se houve uma análise prévia de integridade (background check) para subsidiar a decisão de indicar José Fernando para a diretoria da ANM, além de solicitar informações sobre os critérios adotados e os resultados obtidos nessa avaliação.

A senadora Damares justifica, no requerimento, que “atualmente, o setor de mineração enfrenta desafios significativos e, para que a ANM exerça sua função de forma eficaz, é imprescindível que seus líderes sejam pessoas de reputação ilibada e de integridade reconhecidacapazes de estabelecer parcerias construtivas com o setor privado, observando o código de conduta, especialmente no que diz respeito à impessoalidade. A confiança da sociedade nas instituições reguladoras depende da transparência e da ética de seus dirigentes”, afirma em trecho do documento ao qual o Minera Brasil teve acesso.

José Fernando de Mendonça Gomes Junior é ex-executivo da Vale e foi indicado pela Presidência da República para a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM) em 16 de dezembro de 2024. Ele deverá ser sabatinado pela Comissão de Serviços e Infraestrutura, em data ainda não definida.

José Fernando Gomes é ligado ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e, desde 2023, preside a estatal de saneamento do estado, a Cosanpa. Além disso, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará entre 2021 e 2023. Gomes também atuou como gerente de relações governamentais da Vale no Pará e no Maranhão de 2006 a 2021.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Influencer de ciclismo ‘radical’ morre após queda de bicicleta de cerca de 200 metros

Perito condenado por improbidade e alvo de operação do Gaeco é nomeado para tratar de frota do Estado

deputado pollon campo grande

‘Indignado eu tô, surpreso não’: deputado vê ação da PF contra Bolsonaro como “símbolo”

Trio de pistoleiros invade residência no Paraguai e executa morador com 30 tiros

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Esposa tira sobrenome de CEO e exclui redes após flagra em show do Coldplay

Últimas Notícias

Brasil

Moraes: não se permitirá tentativa de submeter funcionamento do STF ao crivo de outro Estado

Ministro destacou que um "país soberano" como o Brasil "sempre saberá defender sua democracia"

Mundo

CEO flagrado com amante em show de Coldplay quebra silêncio: ‘Erro’

Empresário Andy Byron quebrou o silêncio após a Câmera do Beijo expor, sem querer, sua infidelidade durante o show do Coldplay; entenda

Política

‘Coação, obstrução e atentado à soberania nacional’: Moraes justifica medidas contra Bolsonaro

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, ficar sem redes sociais e não manter contato com o filho Eduardo

Polícia

Caminhoneiro de MS desaparece e carreta é roubada em São Paulo

Dono da carreta desconfiou e rastreou veículo em outro município paulista