Publicitário assume Comunicação no governo Lula e faz trocas de funcionários
Chefes e secretários já foram avisados
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Funcionários da Secretaria de Comunicação Social (Secom), então comandada por Paulo Pimenta, já foram avisados sobre suas demissões. O comando da pasta será trocado. O publicitário Sidônio Palmeira, que chefiou a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, será o novo ministro da área.
O atual secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora, foi um dos primeiros a saber que seria trocado.
Fabrício Carbonel, secretário de Publicidade e Patrocínios, também deve ser exonerado. Os dois são muito próximos de Pimenta
Sidônio esteve no Palácio do Planalto na segunda-feira, 6. Levou consigo duas pessoas com as quais já trabalha no ramo de marketing político e que o acompanharão na Secom: Thiago César, que deve assumir a secretaria executiva, e Paulo Brito, o provável próximo chefe de gabinete.
César foi apresentado a Zamora e teve uma conversa no estilo “passagem de bastão”.
O publicitário baiano deverá voltar ao Planalto nesta terça. Pimenta teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela manhã.
A expectativa no Planalto é que esse encontro consumasse a mudança – mas até o momento não há informações sobre como foi a conversa. Depois da reunião, foram divulgadas fotos do ministro com o presidente.
O chefe do governo busca um lugar para realocar Pimenta, um aliado de longa data e petista mais poderoso do Rio Grande do Sul.
São citadas as possibilidades de ele ocupar outro ministério dentro do Palácio do Planalto – mais especificamente, a Secretaria Geral, hoje comandada por Márcio Macêdo – ou se tornar líder do governo na Câmara no lugar de José Guimarães.
Demissão dada como certa
A demissão de Pimenta é dada como certa na política desde o começo de dezembro, quando Lula disse em discurso no seminário do PT que havia problemas na comunicação do governo federal. O presidente também afirmou, na ocasião, que faria as “correções necessárias”.
Lula considera que seu governo está fazendo grande quantidade de entregas e que tem bons programas sociais rodando, mas que a equipe de comunicação não está sendo capaz de comunicar isso ao eleitorado.
O resultado, por esse raciocínio, seria conviver com taxas de aprovação menores.
Esse assunto fica mais sensível conforme as eleições de 2026 se aproximam. O petista precisa estar com a popularidade em alta para se reeleger ou emplacar um sucessor. Além disso, ele ficou frustrado com o fracasso da licitação para comunicação digital do governo, processo comandado por Pimenta.
O presidente avalia que Sidônio, com larga experiência no marketing político, teria as qualificações necessárias para melhorar a imagem da gestão. Ele deverá fazer mudanças na equipe atual.
Dos principais nomes hoje no ministério, só o secretário de Produção e Divulgação Audiovisual, Ricardo Stuckert, estaria seguro no cargo. Ele é fotógrafo de Lula desde o primeiro mandato.
O secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, também deve ficar no ministério, mas ainda não está claro em qual espaço. Menos conhecido do público, o jornalista José Rezende também será mantido na Secom. Ele é o responsável por escrever os discursos do presidente.
Além disso, depois das eleições para presidente da Câmara e do Senado o petista deverá promover uma reforma ministerial mais ampla.
A ideia será repactuar o apoio ao governo no Congresso e organizar seus aliados para disputar as próximas eleições.
*Com Estadão Conteúdo
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro é preso dirigindo embriagado na BR-267 em Mato Grosso do Sul
- ET ou drone? Saiba o que pode ser o fenômeno visto no céu de Campo Grande
- Com quase 100 passagens pela polícia, ladrão de motocicletas é preso no Jardim Aeroporto
- Dívida por construção de Outlet sobe para R$ 21 milhões e sociedade cobra pagamento na Justiça
Últimas Notícias
BNDES tem edital focado em minerais estratégicos para descarbonização
O objetivo é desenvolver cadeias de minerais como lítio, terras raras, níquel, grafite e silício
Irmãos são flagrados por tráfico de drogas em residência de Dourados
Um foi preso e adolescente apreendido
Adriane Lopes nomeia adjunta de Meio Ambiente e Planejamento Urbano
Mariana Massud Corrêa de Souza Arruda foi nomeada nova Diretora-Adjunta, ao lado da Diretora-Presidente Berenice Maria Jacob Domingues
Dólar tem segundo pregão consecutivo de queda e já recua 1,23% em 2025
Foi o segundo pregão consecutivo de recuo do dólar, que acumula desvalorização de 1,23% em 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.