Pular para o conteúdo
Brasil

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

A data inicial para o fim das inscrições era quarta-feira
Agência Brasil -

O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio. A data inicial para o fim das inscrições era quarta-feira.

O programa apoia estudantes negros brasileiros em sua trajetória acadêmica internacional nas áreas de STEM (sigla na língua inglesa para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A iniciativa é do Fundo Baobá para Equidade Racial. com apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos, responsável pela atuação social da B3, voltada à redução de desigualdades sociais no Brasil.

Nesta edição, o Black STEM oferece a pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas), três bolsas complementares de R$ 35 mil, como forma de contribuir para a permanência de estudantes negros em universidades fora do Brasil. O valor servirá para cobrir despesas anuais de permanência, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.

Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, conexão com lideranças negras, participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá ou outras instituições vinculadas à temática.

Em 2024, quatro estudantes foram contemplados e hoje estudam na , Estados Unidos e Portugal, em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.

A inscrição dos interessados virtual deve ser feita na página do Fundo Baobá com o preenchimento do formulário online.

O resultado com a lista de selecionados será divulgado em 8 de julho.

Quem podem se candidatar

Para se candidatar, é necessário a pessoa ser negra, brasileira nata ou naturalizada. Os interessados devem ter sido aprovados em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias em universidades estrangeiras, com início letivo em 2025, ou estejam em estágio avançado de .

Além disso, é necessário que os candidatos tenham sido aprovados em algum programa de bolsas (integral ou parcial) da instituição onde irão estudar ou de outra fonte de recursos, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo para obtenção de bolsa. Cursos em universidades públicas com subsídio total ou parcial também serão considerados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira