Pular para o conteúdo
Brasil

Povo Guató emite nota de repúdio à criação de reserva e ampliação de parque no Pantanal

Documento publicado nesta segunda-feira (4) também denuncia instituições e ONGs de violarem direitos indígenas
Idaicy Solano -
Povo Guató
Povo Guató em Corumbá (Divulgação)

O Conselho de Lideranças do Povo Guató, que vive na região do Guadakan, no , publicou uma nota de repúdio contra o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e organizações aliadas, incluindo a ONG (Organização Não governamental) ECOA (Ecologia e Ação), pela tentativa de criação da ‘RDS Barra do São Lourenço’ (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) e pela ampliação da área do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

Ambas as propostas incidem sobre terras tradicionalmente ocupadas pelo povo Guató, principalmente na comunidade da Aldeia Barra do São Lourenço, localizada nos municípios de , no interior de , e Poconé, no interior de Mato Grosso. O documento foi publicado e divulgado à imprensa nesta segunda-feira (4).

Segundo os representantes da comunidade, as propostas foram feitas sem consulta prévia, como determina a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), de 1989, da qual o Brasil é signatário. Eles afirmam, ainda, que não há protocolo de consulta elaborado pela própria comunidade, um requisito necessário para a deliberação sobre projetos que impactem diretamente territórios e modos de vida do povo Guató.

Em nota, os Guató alertam que a proposta da RDS não garante que a comunidade tenha o usufruto exclusivo da área, abrindo espaço para a entrada de pessoas externas, inclusive daqueles que, supostamente, teriam ameaçado integrantes da etnia.

O texto denuncia também o abandono por parte do governo brasileiro, incluindo ausência de atendimento à saúde, ensino médio e até de urnas eletrônicas na comunidade. A situação foi levada ao MPF (Ministério Público Federal) em Corumbá e a em em março deste ano, incluindo a denúncia de uma ameaça de morte contra um ancião da aldeia.

A reportagem procurou o ICMBio e a ONG Ecoa, para questionar a respeito das propostas, além de pedir um posicionamento em relação à nota de repúdio, no entanto, não obteve retorno até a publicação do material. O espaço segue em aberto para manifestação.

Confira abaixo a nota de repúdio na íntegra:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Petição para pedir fim do contrato com Consórcio Guaicurus já está disponível; saiba como assinar

PCDs Funtrab

Emha divulga nova lista de inscritos para programa habitacional voltado a PCDs

Em Ponta Porã, Riedel supervisiona obras e assina acordo de Convergência Estrutural do Mercosul

Precisa de qualificação? MS tem inscrições abertas para 1,4 mil cursos profissionalizantes

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

Ofensiva contra o PCC desarticula célula de facção em MS e bloqueia mais de R$ 290 milhões

themis consórcio ar-condicionado frota

Relatório da CPI livra atual ‘chefão’ do Consórcio que visitou gabinete de Papy

Brasil e Paraguai destroem quase 600 toneladas de maconha em roças na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Pet shops têm obrigação de devolver corpo dos animais e podem responder por danos morais

Repercussão de matéria sobre clínica famosa de Campo Grande trouxe a tona outros casos no estabelecimento

Cotidiano

VÍDEO: Tucano com asas feridas é resgatado em casa na fronteira de MS

Animal sofreu uma queda e apresentava lesões em ambas as asas

Transparência

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

Investigação revelou que Joaci Rezende comandou fraudes no órgão por 'longo período'

Cotidiano

Consórcio Guaicurus faz acordo e se livra de pagar indenização de R$ 100 mil a passageira

Mulher ficou com braço deformado após motorista frear bruscamente e lançá-la contra a catraca do ônibus