O policial militar Emerson Brião vai responder por homicídio qualificado pela morte de Geovane Matias Maciel, de 19 anos. O TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) tornou réu o policial, que está preso preventivamente desde 10 de julho. A ordem foi proferida na terça-feira (5).
Geovane Matias foi abordado no município de Bom Jesus, em Santa Catarina. O caso aconteceu em 4 de março. Um vídeo entregue de forma anônima ao MP (Ministério Público) mostra o policial atirando no jovem, que já estava algemado. Desse modo, o MP denunciou o militar, concluindo que os disparos foram feitos de forma consciente e com recurso que dificultou a autodefesa da vítima, sendo o crime caracterizado como execução sumária.
O TJRS afirmou haver provas suficientes para tornar réu o policial, visto que existem elementos que apontam a existência do delito de Emerson.
Segundo o MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), Geovane foi morto após ser atingido por disparos de arma de fogo, efetuados pelo policial. A vítima estava algemada e com os braços para trás, sem chances de reagir. Os disparos atingiram a cabeça e o tórax de Geovane.
Relembre o caso:
Geovane Matias Maciel teria “incendiado a casa da companheira e cometido furtos, além de enviar áudios de ameaça à mulher”. Segundo o delegado, os militares ficaram sabendo que o rapaz embarcaria em um carro de aplicativo e, assim, realizaram a abordagem.
Segundo o BO (Boletim de Ocorrência), o rapaz estaria armado com uma faca e teria reagido, o que, de acordo com relato dos militares, resultou na morte dele.
Porém, o depoimento dos militares foi contradito, após o MP receber um vídeo anônimo, mostrando a ação dos militares. Nas imagens, é possível ver que Geovane já estava imobilizado e algemado, quando foi atingido por dois disparos. Segundo a perícia, foram efetuados quatro disparos, sendo dois antes do início das gravações.
Os militares envolvidos no caso foram afastados.
*Com informações CNN.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***