O rapper Oruam será indiciado por ligação com a facção criminosa CV (Comando Vermelho) nesta terça-feira (22), segundo informou a PCRJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro). Ele e alguns amigos teriam impedido o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um menor procurado por roubo, na madrugada desta terça.
O delegado Felipe Curi, secretário da Polícia Civil, disse que o cantor responderá por associação para o tráfico de drogas, dano ao patrimônio público, resistência qualificada e desacato.
“Ele está sendo indiciado, no dia de hoje, por associação para o tráfico de drogas, por ligação direta dele com a facção criminosa Comando Vermelho. Após esse evento, ele fugiu, se escondeu, no Complexo da Penha. Gravou um vídeo que é uma confissão. Trata-se de um marginal faccionado ligado à facção Comando Vermelho. E desafiando as autoridades de segurança pública a irem até lá para fazer a captura dele”, afirmou Curi.
“Se havia alguma dúvida de que o Oruam seria um artista periférico ou um marginal da pior espécie, hoje nós temos certeza de que se trata de um criminoso faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção que o pai dele, o Marcinho VP, controla a distância de fora do estado, mesmo estando preso em presídio federal”, completou.
O que aconteceu
Conforme o delegado, a DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) soube que um adolescente de 17 anos, conhecido como Menor Piu, estava na casa de Oruam, definido como “um dos maiores ladrões de veículos do estado e segurança do traficante Doca”.
Doca é o apelido de Edgar Alves de Andrade, um dos chefes do CV no Rio e “dono” do Complexo da Penha.
“Havia um mandado de busca e apreensão contra o Menor Piu por vários crimes [fatos análogos, por se tratar de um adolescente infrator]”, destacou o secretário. “Como já era quase madrugada, obviamente nós não poderíamos entrar na residência dele. Ficamos ali esperando a movimentação. Ele saiu da casa e, já em via pública, foi feita a abordagem”, explicou Curi.
Oruam publicou vídeos fazendo um apelo e pedindo por ajuda. Enquanto os policiais colocavam o menor em uma picape, o rapper passou a xingá-los e amigos dele atiraram pedras contra o veículo, que atingiram um dos agentes. Em seguida, o menor abriu a porta de trás e conseguiu escapar.
Após isso, o MC postou mais um vídeo em seu Instagram. “Aí, tropa, posta isso daí, tropa: tem mais de 20 viaturas na porta da minha casa. O mesmo delegado que me prendeu, eu estava saindo, botou uma pistola na minha cara, tentou me prender, conseguimos sair”, afirmou.
Por fim, os policiais entraram na residência de Oruam e prenderam um dos supostos agressores em flagrante, por resistência, desacato, lesão corporal e dano ao patrimônio público.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***