Operação da PF investiga assessores de deputado do PDT por suposto desvio de emendas

A PF (Polícia Federal) cumpre, nesta quinta-feira (13), mandados de busca e apreensão contra assessores do deputado do PDT-RS, Afonso Motta, em investigação sobre suposto desvio de emendas parlamentares destinadas à saúde.
Dentre os mandados, são 11 de busca e apreensão e dois de busca pessoal, espalhados por Brasília e pelo Rio Grande do Sul, nas cidades de Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado.
Apesar dos investigados serem assessores de Motta, o parlamentar não é um dos alvos da investigação. Os suspeitos podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de desvios de recursos públicos. As emendas seriam destinadas ao hospital de Santa Cruz (RS).
A operação leva o nome de EmendaFest e foi autorizada por Flávio Dino, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele também determinou o afastamento do cargo de dois suspeitos, além de bloquear as contas de pessoas físicas e jurídicas dos investigados.
*Com informações do UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!