Pular para o conteúdo
Brasil

Operação da PF contra fraudes no INSS cumpriu mandado em sindicato de irmão de Lula

Sindnapi foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal
Renata Portela -
(Divulgação, PF)

Nesta quarta-feira (23), o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. A ação de combate a fraudes do INSS realizou busca no sindicato que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), como diretor vice-presidente.

Esse sindicato é investigado no esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. Conforme o Uol, o presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, é citado nas investigações.

Irmão de Lula, Frei Chico é diretor vice-presidente do sindicato. Ele foi responsável pela entrada de Lula no meio sindical. No entanto, o irmão do presidente não foi alvo da operação.

Além disso, o sindicado foi descredenciado. A arrecadação, conforme as investigações, cresceu 78% entre 2020 e 2021, depois de uma forte redução no volume de contribuições durante a pandemia.

Descontos nas folhas

Durante as investigações, iniciadas em 2023 pela CGU (Controladoria-Geral da União), foram entrevistados 1.300 aposentados, sendo que boa parte deles não sabia que havia descontos em suas folhas de pagamento.

“Mais de 90% deles não reconheciam ter autorizado esses descontos. Inclusive, alguns só ficaram sabendo que estavam sendo descontados durante a entrevista”, disse o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho.

Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão temporária – sendo três cumpridos e três alvos foragidos – nos estados de , Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, , , Sergipe, além do Distrito Federal.

Acordo de Cooperação Técnica (ACT)

Foi descoberto que as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. As entidades de classe, como associações e sindicatos, firmam Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, permitindo que realizem descontos de mensalidades associativas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.

Contudo, as investigações revelam que o esquema consistia em realizar descontos sem a autorização dos titulares. Ou seja, os valores eram descontados sem o consentimento dos beneficiários. Ao todo, 11 entidades foram alvo da operação.

“Infelizmente, a maioria dessas pessoas não havia autorizado os descontos – a grande maioria era vítima de fraudes, como falsificação de assinaturas”, pontuou Vinícius.

Servidores afastados

Durante a operação, seis servidores públicos foram afastados de suas funções, incluindo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Também foram afastados o Diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, o Chefe da Procuradoria Federal Especializada, o Coordenador-Geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente, o Coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS, além de policial federal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Maduro aparece de farda e se diz pronto para se defender dos EUA

PM se envolve em briga e aponta arma para homem em bar na Vila Carvalho

Bobadilla abriu o placar para o São Paulo diante do Vitória no MorumBis. Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Onde assistir: sábado tem Brasileirão e muito futebol europeu

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande tem Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado

Campanha de vacinação acontece na Praça Ary Coelho

Polícia

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Yuri Ramirez estava em liberdade há um mês após sair da prisão com tornozeleira eletrônica; ele tem passagens por tráfico de drogas e estupro

Brasil

Lula reúne PT e pede que partido dê prioridade a alianças competitivas

Lula convidou ministros, líderes do PT no Congresso e o novo presidente do partido para uma conversa reservada

Cotidiano

Relatório traz MS como um dos estados com maior índice de desigualdade racial

Relatório se baseia em 43 indicadores para expor as desigualdades no Brasil