O ministro da Fazenda, Fernando Hadad, disse que a intenção do Governo Brasileiro é “despolitizar o debate com as autoridades”. Ele se reunirá na próxima semana com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.
A reportagem completa foi realizada em entrevista coma rede CNN. As palavras de Hadad, afirmando este novo teor do encontro com o representante americano, surgiu após entrevista do Presidente Donald Trump dizer que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, poderia ligar para ele “quando quiser”.
No entanto, a conversa entre Hadad e Scott Bessent ainda não tem um dia exato para ocorrer. Mas, de qualquer forma, o ministro da Fazenda do Brasil comentou que está disposto a fazer uma reunião presencial.
Lembrando que a negociação entre as lideranças da economia dos países deve acontecer após a confirmação do ‘tarifaço’ de 50% para as exportações brasileiras com destino aos Estados Unidos, medida que começou a valer na prática nesta sexta-feira (01). Houve, porém, uma lista com aproximadamente 700 produtos com algumas exceções.
Com a publicação da lista de exceções publicada pela Casa Branca, quase metade das exportações brasileiras aos Estados Unidos ficaram livres da tarifa adicional de 40%, que foi prometida pelo presidente norte-americano Donald Trump, conforme levantamento realizado pela CNN.