Nos três primeiros dias de 2025, mais de 7 mil mulheres já se alistaram nas Forças Armadas

Candidatas podem escolher entre Exército, Marinha ou Aeronáutica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Em apenas três dias deste ano (2025), cerca de 7 mil mulheres já se alistaram para Exército, Marinha ou Aeronáutica no Brasil. Os dados são do Ministério da Defesa. As inscrições ficarão abertas até 30 de junho deste ano. Serão selecionadas mais de 1.400 novas militares, para 28 cidades de 13 estados e o Distrito Federal.

A reportagem da Agência Brasil mostra que, para ter direito ao alistamento, a candidata precisa ter residência em uma das cidades que fazem parte do programa e deve ser nascida em 2007, para completar 18 anos em 2025. As candidatas podem escolher em que unidade das Forças Armadas pretendem atuar: Exército, Marinha ou Aeronáutica. No entanto, isso vai depender das vagas disponíveis e dos requisitos exigidos.

O Ministério da Defesa informou que as Forças Armadas têm 37 mil mulheres, 10% de todo o efetivo, mantendo a média de vários, mas a meta da pasta é alcançar 20% de mulheres. Importante ressaltar que o alistamento não garante a vaga. É preciso cumprir as demais fases do processo seletivo: entrevista, exames para inspeção de saúde e testes físicos. Segundo Ministério da Defesa, os testes e treinamentos físicos serão os mesmos dos homens, de acordo com o Ministério.

As interessadas podem se alistar de forma online, até 30 de junho, no site alistamento.eb.mil.br. Também há a opção de forma presencial: basta ir a uma Junta de Serviço Militar. No entanto, a atuação das selecionadas começará em 2026: uma parte iniciará em março e a outra em agosto. Já incorporadas em uma das forças, não tem mais como desistir: vai ter que servir durante um ano, obrigatoriamente. Mas o serviço militar delas pode, também, ser prorrogado por até oito anos.

Com informações da Rádio Agência / Agência Brasil.

Conteúdos relacionados

madu
polícia