Nos três primeiros dias de 2025, mais de 7 mil mulheres já se alistaram nas Forças Armadas
Candidatas podem escolher entre Exército, Marinha ou Aeronáutica
Ari Theodoro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em apenas três dias deste ano (2025), cerca de 7 mil mulheres já se alistaram para Exército, Marinha ou Aeronáutica no Brasil. Os dados são do Ministério da Defesa. As inscrições ficarão abertas até 30 de junho deste ano. Serão selecionadas mais de 1.400 novas militares, para 28 cidades de 13 estados e o Distrito Federal.
A reportagem da Agência Brasil mostra que, para ter direito ao alistamento, a candidata precisa ter residência em uma das cidades que fazem parte do programa e deve ser nascida em 2007, para completar 18 anos em 2025. As candidatas podem escolher em que unidade das Forças Armadas pretendem atuar: Exército, Marinha ou Aeronáutica. No entanto, isso vai depender das vagas disponíveis e dos requisitos exigidos.
O Ministério da Defesa informou que as Forças Armadas têm 37 mil mulheres, 10% de todo o efetivo, mantendo a média de vários, mas a meta da pasta é alcançar 20% de mulheres. Importante ressaltar que o alistamento não garante a vaga. É preciso cumprir as demais fases do processo seletivo: entrevista, exames para inspeção de saúde e testes físicos. Segundo Ministério da Defesa, os testes e treinamentos físicos serão os mesmos dos homens, de acordo com o Ministério.
As interessadas podem se alistar de forma online, até 30 de junho, no site alistamento.eb.mil.br. Também há a opção de forma presencial: basta ir a uma Junta de Serviço Militar. No entanto, a atuação das selecionadas começará em 2026: uma parte iniciará em março e a outra em agosto. Já incorporadas em uma das forças, não tem mais como desistir: vai ter que servir durante um ano, obrigatoriamente. Mas o serviço militar delas pode, também, ser prorrogado por até oito anos.
Com informações da Rádio Agência / Agência Brasil.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Obrigatoriedade de emissão de recibo digital por profissionais da saúde já está valendo em todo o País
O aplicativo Receita Saúde está disponível para dispositivos móveis IOS e Android
Mulher é presa após ser flagrada retirando cocaína de monte de areia em Aquidauana
Com ela foram encontrados 4 kg de maconha e 122 gr de cocaína
Motorista pula de veículo em movimento para escapar de ladrões em MS
A vítima teria sido acionada para realizar uma corrida até a UPA da cidade
Explosão de rojão termina em briga entre vizinhos com disparo de arma de fogo em MS
O autor dos disparos tem registro CAC
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.