Pular para o conteúdo
Brasil

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ex-presidente não escondeu a surpresa e indignação após ser alvo da operação da PF
Evelyn Mendes -
bolsonaro
Jair Bolsonaro. (Valter Campanato, Agência Brasil)

Após ser alvo da Operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (18), o Jair Bolsonaro comentou sobre a ação penal da trama golpista e o tarifaço de Donald Trump. Bolsonaro não escondeu a surpresa com determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), despachada pelo ministro .

Segundo o ministro, as investigações contra o ex-presidente mostraram indícios de que Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro têm praticado atos ilegais mencionados no Art. 344 do Código Penal (coação no curso do processo), além de obstrução de investigação penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania.

O ex-presidente voltou a afirmar que está sendo perseguido pelo sistema judiciário do Brasil. “Eu não tenho menor dúvida que isso é perseguição. É só suposições”, relatou Bolsonaro.

Em seguida, Bolsonaro afirmou que está à disposição para negociar as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, o Brasil é o único país que não está negociando. “Em 2019, o Trump queria colocar tarifas sobre o aço alumínio, eu resolvi, não foi tarifado, o mundo todo tá negociando, menos o Brasil”, concluiu.

‘Sair do Brasil é a coisa mais fácil’

O ex-presidente afirmou que, diante das imposições das medidas cautelares, estava se sentindo humilhado. “Sou um ex-presidente da República, tenho 70 anos de idade. É uma suprema humilhação“, disse.

O ex-presidente afirmou ainda que não sabe o que deve fazer, mas que deveria se reunir com político do PL (Partido Liberal) para saber os próximos passos.

Indagado se planejava sair do país, Bolsonaro negou em tom de deboche. “Nunca pensei em sair do Brasil e ir para embaixadas. Sair do Brasil é a coisa mais fácil que tem” afirmou.

Assim, o ex-presidente afirmou que a operação é relacionada a um novo inquérito ligado ao seu filho, Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado que está nos Estados Unidos. Segundo ele, o filho deve permanecer no país por mais tempo. “Ele deve continuar nos Estados Unidos; se ele vir pra cá, terá problemas”.

Bolsonaro falou ainda que se sente sufocado com novas medidas, visto que não poderá ter mais contato com Eduardo Bolsonaro — caso a medida seja desrespeitada, ele pode ser preso. Afirmou ainda que o deputado está nos EUA para “lutar por democracia e liberdade”.

Moraes também proibiu o ex-presidente de se comunicar com outros réus da trama golpista e embaixadores. Bolsonaro confirmou que tinha marcado um almoço com embaixadores na próxima semana, mas não especificou de quais países.

Em entrevista para agência de notícias internacionais, Bolsonaro falou sobre o poder do STF e afirmou que é o único candidato que pode derrubar o atual presidente do Brasil. “O poder do Supremo é enorme. O Supremo perdeu a mão. Quem comanda o Brasil é o Alexandre de Moraes […] Eles querem me tirar, de vez, do jogo político, eu sou o único que pode ganhar do Lula”, concluiu. 

Medidas cautelares

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), após ser alvo da Polícia Federal nesta sexta-feira (18).

Ele também está proibido de ter acesso a outros investigados nos atos do 8 de janeiro e diplomatas ou embaixadores estrangeiros. As informações são de que o ex-presidente teria pedido asilo a Donald Trump.

Bolsonaro deve permanecer em casa entre 19h e 7h, conforme publicou o blog da Camila Bonfim. Os mandados cumpridos nesta manhã pela Polícia Federal foram autorizados pelo STF. 

Desde a semana passada, Bolsonaro voltou a ser assunto após o tarifaço do governo de Donald Trump, na tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro no processo dos atos de 8 de janeiro.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que Bolsonaro fosse condenado a 43 anos de prisão, por ser a cabeça por trás da trama golpista.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem