Pular para o conteúdo
Brasil

Moraes libera ré do 8/1 de usar tornozeleira eletrônica devido à gestação de risco

Defesa de Rieny fez a solicitação no dia 16 de junho
Agência Estado -
Ministro do STF, Alexandre de Moraes. (Foto: Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), , autorizou a retirada da tornozeleira eletrônica de Rieny Munhoz Marçula, ré na ação penal que apura os ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A decisão, publicada nesta segunda-feira, 23, atende a um pedido da defesa, que alegou que Rieny enfrenta uma gravidez de risco.

Na decisão, Moraes informa que a solicitação foi feita no dia 16 de junho. Dois dias depois, ele considerou que o uso da tornozeleira era inviável diante da gestação avançada e do quadro de saúde de Rieny.

Segundo o ministro, os laudos e prontuários médicos apresentados pela ré comprovam a necessidade de “cuidados intensivos e repouso absoluto, incompatíveis com o uso da tornozeleira eletrônica”.

Apesar da retirada da tornozeleira, as demais medidas cautelares foram mantidas. São elas: proibição de uso de redes sociais; proibição de contato com outros investigados; proibição de sair do país; comparecimento periódico à Justiça.

O julgamento da ré está em andamento no plenário virtual do STF. Até agora, apenas Moraes, relator do processo, votou. O ministro se manifestou pela condenação a 17 anos de prisão em regime inicial fechado.

Rieny foi acusada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de invadir e depredar os prédios do Supremo e do Congresso Nacional na tentativa de derrubada do governo eleito nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

Segundo a ação penal que tramita no STF, há registros em vídeo que mostram sua presença no interior do Palácio do Planalto, inclusive incentivando atos de vandalismo no prédio e depredação de obras de arte.

A denúncia indica que ela não apenas esteve no local, mas integrou um grupo com comportamento coordenado, com indícios de que os envolvidos atuavam com consciência do propósito golpista do movimento.

Os autos do processo também indicam que a ré recebeu doações por meio de Pix para organizar uma caravana para os membros dos atos golpistas, que partiu de Campinas (SP) até , DF.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rapaz é encontrado morto com machado cravado no crânio em Juti

De muçarela a carnes, polícia apreende quase 700 quilos de produtos vencidos em atacadista de MS

Motociclista bate em ônibus do Consórcio Guaicurus em cruzamento no bairro Tiradentes

Anvisa determina suspensão e recolhimento de suplemento e canela após análise

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Consórcio Guaicurus tenta anular quase R$ 100 mil em multas após perder prazo

Em audiência pública da CPI, usuário terá 3 minutos para fazer denúncias sobre ônibus

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Grupo de moradores ouviu as propostas da pasta, mas recusou o auxílio, com a alegação de que permanecerão no local até que ocorra a reunião com a Emha

Brasil

Procon lança cartilha sobre direitos do consumidor para refugiados

A ação faz parte das celebrações pelo Dia do Imigrante, comemorado no próximo dia 25 de junho

Polícia

‘Curva da Morte’: motorista perde controle de caminhonete e sai da pista na BR-060

O motorista foi socorrido por uma ambulância

Mundo

Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã

A informação foi divulgada pelo norte-americano na Truth Social, entretanto os países ainda não confirmaram o acordo