Pular para o conteúdo
Brasil

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Petista aparece seis pontos percentuais à frente de Bolsonaro nas intenções de voto
Agência Estado -
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento em Linhares (ES) (Ricardo Stuckert / PR)

A um ano e três meses das eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato mais mencionado para um novo mandato à frente da Presidência da República. Nos quatro cenários da nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17, o petista lidera em relação aos segundos colocados.

A menor diferença é de seis pontos porcentuais, quando Lula aparece à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por 32% ante 26% das intenções de voto. Entretanto, o ex-chefe do Executivo está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030 – portanto, mesmo que registre sua candidatura, não poderá concorrer.

O ex-presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 8% das menções nesse cenário. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem 6%, enquanto o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 3%, e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 2% das intenções. Os indecisos são 9% e os que dizem não votar ou anular o voto são 14%.

Nos outros três cenários testados pela pesquisa, a diferença do presidente para os demais colocados é maior. Concorrendo contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem 30% das intenções de voto, ante 19% na mulher do ex-presidente e líder do PL Mulher. Ciro aparece com 10%, seguido de Ratinho, com 7%, de Caiado, com 5%, e de Zema, com 4%. São 9% os indecisos e 16% afirmaram votar em branco ou nulo.

Lula já afirmou em diversas ocasiões que deve se candidatar à reeleição. Como mostrou o Estadão, slogan do governo vai mudar, em estratégia nacionalista usada para aumentar a popularidade do presidente mirando 2026.

Do outro lado, Bolsonaro, impedido de concorrer a cargos eletivos, continua se colocando como possível candidato e nega indicação de um sucessor, como forma de se manter relevante no jogo.

O ex-presidente é réu por tentativa de de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) e pode ser condenado a 43 anos de prisão, conforme as alegações finais da Procuradoria-Geral da República.

Na lista em que o governador de , Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o principal nome da direita substituindo Bolsonaro, Lula tem 32% das menções dos eleitores, enquanto o governador tem menos da metade, com 15%. Nesse cenário, Ciro registra 12%, Caiado, 5%, e Zema, 4%. O governador do Paraná não foi testado. Há 11% de indecisos e 21% de brancos e nulos.

Os mesmos 15% são registrados por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em um cenário em que o deputado federal licenciado é quem fica com o capital político do pai e concorre como principal candidato bolsonarista. Nessa configuração, Lula passa de 32% para 31%. Ciro Gomes fica com 11% das menções, Ratinho Júnior com 7%, Caiado com 5%, mesmo índice de Zema. Indecisos são 10% e nulos e brancos, 16%.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas entre os dias 10 a 14 de julho com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Últimas Notícias

Política

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia

Polícia

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Pelo menos quatro pessoas, inclusive dois menores, precisaram de atendimento médico

Loterias

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Próximo sorteio acontece no sábado, dia 19 de julho

Política

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Construção de Caps, policlínicas, UBS e unidades ondontológicas estão entre os projetos citados pelo deputado