Pular para o conteúdo
Brasil

Lula diz no Japão que o Brasil é um porto seguro para investimentos

Dez acordos serão assinados em parceria com o Japão nesta quarta-feira
Agência Estado -
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, 26, que o Brasil irá assinar dez acordos de cooperação “nas mais diversas áreas” com o Japão, além de quase 80 convênios entre empresas, bancos e universidades, durante a visita de Estado ao país. Em discurso no Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio, Lula exaltou a importância que o Japão teve para a economia brasileira no passado, mas disse que é preciso aprimorar a relação bilateral, que “não andou bem” na última década.

“Eu quero convidar os japoneses a investirem no Brasil porque o Brasil é um porto seguro, como foi para os japoneses em 1908”, disse Lula, em referência ao ano do início da japonesa para o País. “Queremos compartilhar alianças entre as empresas japonesas e brasileiras para que a gente possa crescer juntos.”

Entre as oportunidades de negócio bilateral, o presidente citou a agenda climática, com destaque para a intenção do Japão de aumentar a proporção de etanol presente na gasolina. Lula também mencionou a expectativa com a ampliação dos investimentos de montadoras japonesas como a Honda, a Nissan e a Mitsubishi na produção local de veículos elétricos e híbridos. “A descarbonização não é uma escolha, é uma necessidade e grande oportunidade. O envolvimento do setor privado é fundamental. O Brasil sempre será um aliado para reduzir a dependência global de combustíveis fósseis”, afirmou o presidente.

Lula disse também que é preciso avançar nas tratativas para a assinatura de um acordo de comércio entre o Japão e os países do . “Em um mundo cada vez mais complexo, é fundamental que parceiros históricos se unam para enfrentar as incertezas e instabilidades da economia.”

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
diogo nogueira sambista novo visual irreconhecivel

É ele? Estrela do samba, cantor Diogo Nogueira ‘troca de rosto’ em mudança de visual chocante

Para recomeçar, egressos do sistema prisional participam de ação de emprego em Campo Grande

Ciclista atropelado por carreta ao atravessar MS-156 é identificado

juliano ferro

‘Se me destruir, vou mostrar de onde veio’: acusado de cobrar propina, Juliano Ferro ameaça no Instagram

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Zé Felipe processa Virginia Fonseca e exige divisão milionária de bens; veja valor

Últimas Notícias

Política

Missão Ásia: saiba o que o Governo de MS pretende ao visitar Japão, Índia e Singapura

Representantes do Governo estarão na Ásia entre 6 e 16 de agosto

Cotidiano

Mercado da carne se adapta, mas taxação é alerta para MS

Governador defende inteligência para abrir novos mercado

Transparência

TJMS dispensa licitação e contrata FGV para organizar concurso por R$ 1,1 milhão

Tribunal considerou que FGV não possui fins lucrativos para contratar sem licitação

Polícia

‘Feminicídio é um crime de ódio’, diz ex-ministra sobre combate de violência contra a mulher

Cida Gonçalves disse que a violência contra a mulher é um problema do Estado