O governo Lula (PT) decidiu que Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, será o novo ministro da Saúde no lugar de Nísia Trindade, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News, do Canal UOL, nesta segunda-feira (24).
Padilha já foi titular da Saúde no governo Dilma Rousseff, de 2011 a 2014, é padrinho político de Nísia —que, embora próxima do PT, não está filiada ao partido— e tem vários aliados abrigados em secretarias da pasta. Ele é deputado licenciado e teve uma gestão bem avaliada na Saúde quando tocou o programa Mais Médicos.
Lula não queria substituir Nísia, mas observou, em conversas com interlocutores, que já deu a ela todas as chances, conforme apurou a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. A situação da ministra no governo ficou insustentável diante de tantos problemas na saúde, agravados pelo surto de dengue em São Paulo e em outros cinco Estados. Há falta de vacinas no mercado.
Com a saída de Nísia Trindade, alas do PT já disputam a sua cadeira: por trás da queda de braço estão o controle de um orçamento de R$ 239,7 bilhões e a marca do terceiro mandato do presidente Lula, que hoje enfrenta acentuada queda de popularidade, de acordo com pesquisas de opinião.
(Com informações do Portal UOL)
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.