Pular para o conteúdo
Brasil

Lula afirma ter ‘consciência’ e vincula nova candidatura à ‘saúde 100%’

Presidente afirmou que ainda é muito cedo para discutir disputa do pleito
Agência Estado -
Compartilhar
(Reprodução/UOL)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta sexta, 14, que pode disputar um novo mandato em 2026, mas condicionou a decisão à sua saúde.

“Se eu estiver legal e achar que posso ser candidato, eu posso ser candidato”, disse o petista em entrevista à Rádio Clube, do Pará. “Se eu vou ser candidato ou não (em 2026), tem uma discussão com muitos partidos, com a sociedade. Eu tenho 79 anos, tenho que ter consciência comigo mesmo, não posso mentir para ninguém, muito menos para mim”, declarou o petista – antes da divulgação do Datafolha.

“Se eu estiver com 100% de saúde, se eu tiver com a energia que eu tenho hoje, inclusive de cabeça limpa. Sabe por quê? Eu machuquei a cabeça, eu fiz um tratamento, limpei a cabeça. Tirei tudo o que era bobagem que tinha na cabeça, só ficou coisa boa agora, pensamento positivo”, afirmou. Lula, no entanto, ressaltou que uma candidatura à reeleição não é sua prioridade “agora” e que é “muito cedo” para discutir o pleito do ano que vem.

Na última terça-feira, 11, o petista também comentou o assunto. No encontro de prefeitos, em , disse que os chefes dos Executivos municipais vão pedir que ele fique no cargo ao fim do mandato. “Vocês vão dizer ‘Lulinha, fica’, porque nós precisamos de um presidente que goste de nós.”

Congresso

Ainda na entrevista, o presidente disse que os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União -AP), vão “ajudar muito” o nos próximos dois anos. Ele agradeceu os antecessores dos dois, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Sou agradecido ao Congresso, ao Arthur Lira e ao Rodrigo Pacheco. E, agora, temos dois novos presidentes que vão nos ajudar muito, para que a gente coloque não a pauta do governo, mas a pauta das necessidades do povo, para votar”, disse Lula. “Quando a gente colocar a pauta do povo, tenho certeza de que o Congresso vai aprovar. Estou muito tranquilo quanto a isso”, completou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados