Pular para o conteúdo
Brasil

Lideranças e entidades religiosas, além de políticos brasileiros, lamentam a morte do papa

"Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno", declarou ministro da Casa Civil
Agência Estado -
Papa Francisco (Reprodução, Instagram)

Religiosos e políticos brasileiros lamentaram a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21, assim como fizeram diversas autoridades internacionais. Muitas lideranças estrangeiras destacaram o legado deixado pelo pontífice.

A Conferência Nacional dos Bispos do (CNBB) emitiu uma mensagem em ao Santo Padre. “Em seu pontificado, o papa Francisco realizou gestos que traduzem e reforçam suas mensagens para a Igreja e a humanidade inteira. Não só com palavras e documentos, ele apontou para uma Igreja em saída, misericordiosa, que cuida da criação, vive o amor na família e promove a fraternidade humana.”

A Arquidiocese de disse que recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Santo Padre. Em mensagem pela Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, pediu a todos os fiéis união em oração pelo papa Francisco e pela Igreja.

“Recordando o que o papa Francisco realizou durante esses doze anos do seu papado e pedindo a Deus que o acolha, que o recompense por tudo o que ele fez e significou para a Igreja nesses últimos anos. Peço, portanto, a todos os fiéis que se unam em oração pelo Papa Francisco e pela Igreja”, disse ele.

O arcebispo de São Paulo também irá presidir uma missa pelo papa Francisco nesta segunda-feira, às 12 horas, na Catedral da Sé. Outras paróquias também devem se organizar para realizar celebrações na data desta segunda-feira.

“Que Deus o acolha e o receba na casa do Pai e lhe dê recompensa por todo o bem que realizou. Um grande abraço e que Deus nos abençoe neste dia”, disse Scherer.

Políticos também prestam homenagens ao pontífice

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, lamentou a perda. “Hoje, todo o mundo chora a morte do papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, disse ele.

Por meio das redes sociais, o Jair Bolsonaro (PL) também se manifestou. “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o papa”, publicou ele.

O deputado José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, destacou o legado deixado pelo pontífice e recordou o encontro que teve com o Santo Padre.

“Momento inesquecível! Sendo recebido pelo pontífice por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no RJ. Uma dor inigualável. Francisco marcou a história da Igreja Católica. Uma referência de humanismo, de bem querer com os mais necessitados e de grande compromisso com a vida”, disse ele.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Papa francisco

Ministros do governo Lula lamentam morte de papa Francisco e enaltecem legado

Processo seletivo oferta 27 vagas para área de educação em MS; confira

Pároco de MS, que foi tocado pelo papa Francisco, convoca fiéis para missa: ‘Humanidade’

‘Humildade, simplicidade e compromisso’, relembra governador de MS sobre Papa Francisco

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

Lula decreta luto de sete dias no Brasil após morte do Papa Francisco

Últimas Notícias

Mundo

JD Vance, vice-presidente dos EUA, fez última visita ao Papa no Vaticano

Encontro ocorreu dois meses após pontífice criticar política migratória de Trump

Polícia

De acidentes a assassinatos, 12 perderam a vida no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Ao menos 12 pessoas morreram entre sexta-feira (18) e domingo (20) em Mato Grosso do Sul. Entre as causas das mortes estão acidentes de trânsito e assassinatos. Jean Marcos da Costa, de 28 anos, foi assassinado a tiros, na noite de domingo (20), em Porto Murtinho, pelo cunhado em uma propriedade rural. O crime ocorreu … Continued

Mundo

Líderes árabes destacam legado de paz e diálogo do Papa Francisco

Papa Francisco foi o primeiro pontífice da história a celebrar uma missa em solo do Oriente Médio

Política

Tereza Cristina lamenta morte de Papa Francisco: ‘pregou a tolerância e o fim dos conflitos e desigualdades’

Papa Francisco foi o primeiro papa latino-americano