O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou hoje que 1,3 milhão de segurados pediram reembolso por não autorizarem descontos de entidades associativas em seus benefícios.
Ao todo, 1.345.817 de pessoas não autorizaram e solicitaram o reembolso de descontos . Enquanto isso, apenas 24 mil pessoas, aproximadamente, autorizaram esse pagamento. Segundo o instituto, 1.370.635 pessoas fizeram consultas sobre os descontos na plataforma do instituto —o site e o aplicativo, de forma geral, receberam mais de 34 milhões de acessos.
41 entidades foram contestadas, segundo o levantamento divulgado . Conforme reportagem mostrada no UOL , os brasileiros também podem fazer consultas por telefone, na Central 135. Mas a maioria das consultas tem sido feitas pela internet —991 mil opções pelo aplicativo ou site do INSS.
Apesar de 41 entidades citadas, apenas 12 são investigadas pela AGU (Advocacia-Geral da União) . Na quarta (14), o presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que, assim que o instituto intima automaticamente as entidades, elas têm até 15 dias úteis para provar que o desconto foi regular ou fazer o reembolso.
De onde sairá o dinheiro?
O INSS ainda calcula o rombo e busca alternativas para o ressarcimento. O presidente do INSS lembrou que R$ 1 bilhão das associações já foram bloqueadas pela Justiça e que a AGU pediu bloqueio de mais R$ 2,1 bilhões. A intenção é que “quem custeie [o ressarcimento] seja o fraudador”, afirmou Waller. “Depois de selecionado o valor a ser pago, vamos ver de onde e como vai sair o dinheiro. Primeiro é encontrar o valor.”
Os descontos de abril estão bloqueados. “Foi descontado no último mês, e será ressarcido, R$ 292 milhões na próxima folha [de pagamento], que começa a rodar no final do mês”, disse o presidente. Ele explicou que os descontos do mês passado não foram repassados às entidades após bloqueio pelo INSS.
“Estamos fazendo um pente-fino em descontos associativos. Se ele retornar, serão regras totalmente diferentes, e começaremos do zero”, afirmou Gilberto Waller, presidente do INSS.
Como pedir de volta:
- Entre no aplicativo Meu INSS ;
- Informar CPF e senha cadastrada;
- Clique em “O que você precisa?”;
- Digite “consultar descontos de entidades”;
- Se houver desconto, marque se fora/m autorizados ou não;
- Informe email e telefone de contato;
- Confirme a veracidade das informações prestadas;
- Clique no botão “Enviar Declarações”.
*Informações UOL
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