Pular para o conteúdo
Brasil

‘Grande amigo do Brasil’: governo Lula lamenta a morte de Pepe Mujica

Mujica morreu aos 89 anos na tarde desta terça-feira, 13
Agência Estado -
Foto: Ricardo Stuckert

O governo Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de José ‘Pepe’ Mujica, do Uruguai e ídolo da esquerda latino-americana, nesta terça-feira, 13.

“Grande amigo do , o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do , da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, afirma o em nota, estacando o seu “compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária”

Mujica morreu aos 89 anos, após ter sido diagnosticado com um câncer de esôfago, que havia se espalhado. Com a idade avançada, ele não pode se submeter a tratamentos mais invasivos e se mostrou resignado com a morte em entrevista no começo do ano.

O Itamaraty relembrou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve com Pepe Mujica em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, no fim do ano passado. Na ocasião, Lula presenteou o líder uruguaio com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração a cidadãos estrangeiros.

O ministério das Relações Exteriores afirma ainda que o legado de Mujica continuará “guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”.

Por fim, o governo brasileiro se solidarizou com os familiares de Pepe Mujica e com os uruguaios.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alesp aprova reajuste no salário de Tarcísio e aumenta teto do funcionalismo

Motorista de carreta se contradiz em abordagem e polícia descobre 55 kg de cocaína

Embrapa: Custo de produção de suínos e aves sobe em abril em relação a março

Arthur Elias convoca seleção para amistosos contra o Japão

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Duas apostas simples em MS ganham R$ 26 mil com quina na Mega-Sena

Últimas Notícias

Esportes

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Acabou empatando sem gols na Arena Castelão

Cotidiano

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Detran-MS, teve o atendimento suspenso em ao longo do dia

Brasil

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

O órgão reafirma que Chiquinho e Domingos Brazão foram os mandantes do crime

Trânsito

Acidente entre moto e carro deixa motociclista em estado grave

A colisão foi entre uma Yamaha XTZ e um Chevrolet Celta