Pular para o conteúdo
Brasil

Gonet defende julgamento de Bolsonaro no STF

Defesa de Bolsonaro tentou tirar o caso do STF e transferir para a Justiça Federal
Agência Estado -
bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica. (Antonio Augusto, STF)

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, defendeu neste sábado, 12, em evento nos Estados Unidos, que o Supremo Tribunal Federal (STF) é a instância certa para julgar o Jair Bolsonaro (PL) pelos supostos crimes cometidos por ele à frente do Executivo.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Quando se trata de alguma coisa de grande magnitude, não importa que o mandato tenha terminado ou não, é preciso que o presidente responda por aquilo que ele fez durante o seu mandato e faça isso perante a mais alta Corte do país. Acho que nós estamos vivendo esse instante”, afirmou o procurador ao ser questionado sobre quais limites garantem que nem mesmo autoridades do País estejam acima da lei.

Ao lado do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, Gonet participou de um painel da 11ª edição da Brazil Conference, realizada em Harvard pela comunidade de estudantes brasileiros da instituição, nos Estados Unidos.

Além de defender o julgamento de Bolsonaro no STF, Gonet disse que existe uma ponderação entre as necessidades de um presidente “apresentar as suas razões com credibilidade” e a necessidade da Justiça em responsabilizar erros de integrantes do Executivo.

“O que existe aí é uma ponderação entre as necessidades de um chefe de governo, de um chefe de Estado forte e capaz de discutir, de apresentar as suas razões com credibilidade, e a necessidade de que todos sejam efetivamente responsabilizados por aquilo que tiver feito de errado”, disse o procurador-geral da República.

Ao longo do processo da suposta tentativa de de Estado, a defesa de Bolsonaro tentou tirar o caso do STF e transferir para a Justiça Federal alegando que, no dia 8 de Janeiro de 2023, ele não era mais presidente e não teria direito a foro privilegiado

Porém, em março deste ano, o Supremo ampliou o alcance do foro privilegiado e expandiu a competência da Corte para julgar crimes de políticos e autoridades que não estão mais no cargo. Em uma das recusas ao argumento da defesa de Bolsonaro, Gonet chegou a mencionar a mudança da jurisprudência.

“A tese fixada – que já contava com o voto da maioria dos ministros da Corte desde o ano passado – torna superada a alegação de incompetência trazida pelos denunciados”, argumenta o procurador-geral.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vila dos Idosos

Emha divulga lista de habilitados ao sorteio da Vila dos Idosos; confira

dia nacional

Comitê Olímpico dos EUA acata ordem de Trump e veta mulheres trans em competições femininas

deam

Prefeitura de Campo Grande abre licitação para revitalizar Casa da Mulher Brasileira

Aeroporto de Dourados se prepara para retomar voos comerciais em setembro

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

superfaturamento

PF cumpre mandado em Campo Grande em operação por desvios de R$ 1,3 milhão do Dsei de MT

Maior traficante de cocaína de Nova Andradina e região é preso

Últimas Notícias

Transparência

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Dsei tinha contrato superfaturados e teria deixado R$ 1,3 de dano

Polícia

Polícia prende trio acusado de roubo, sequestro e extorsão de casal na fronteira com MS

A polícia recuperou parte do dinheiro roubado e apreendeu armas de fogo, entorpecentes e um fuzil

Polícia

Dois são presos com contrabando de cigarros na MS-060 em Sidrolândia

Além dos cigarros, no carro estavam óculos e bolas de pneus

Sem Categoria

Velório de Preta Gil terá cortejo em trio elétrico? Equipe esclarece ‘polêmica’

Antes de morrer, Preta Gil chegou a afirmar que gostaria de um cortejo em trio elétrico em seu velório; assessoria deu detalhes da despedida