Foi eleito, na tarde desta quarta-feira (13), em votação simbólica, o novo comando do STF (Supremo Tribunal Federal). Com dez votos, Edson Fachin assume a cadeira de presidente e, em segundo lugar, com o mesmo numero de votos, Alexandre de Moraes fica como vice-presidente da Corte. Fachin assumiu a presidência pela ordem de antiguidade.
Sendo assim, a posse está prevista para 29 de setembro. Até a data, o atual presidente, Roberto Barroso, continua no comando da corte. Barroso parabenizou Fachin e afirmou que o Brasil tem “sorte” de ter uma “pessoa com qualidade moral” no comando do STF.
O mandato de Barroso vai até o final de setembro e, agora, ele deve ir para um colegiado do STF.
Luiz Edson Fachin é ministro do STF desde 2015, quando foi indicado pela presidente Dilma Rousseff. Ele é doutor em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e tem pós-doutorado no Canadá.
Já o ministro Alexandre de Moraes está no STF desde 2017, quando indicado pelo presidente Michel Temer. Moraes é formado em Direito e tem pós-doutorado pela USP (Universidade de São Paulo). Além de ser ministro, também atua como professor titular de Direito na mesma universidade.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***