Pular para o conteúdo
Brasil

Embaixada de Israel responde críticas sobre Gaza após falas de Lula: ‘Compram mentiras’

Em nota, embaixada israelense afirmou que o grupo terrorista Hamas manipula informações e propaga notícias falsas
Agência Estado -
Bandeira de Israel. (Divulgação, Pixabay)

A embaixada de Israel em divulgou uma nota no fim da noite de segunda-feira, 2, afirmando que autoridades ao redor do mundo “compram mentiras” do grupo terrorista Hamas — que controla a Faixa de Gaza — e por isso atacam o governo de Binyamin Netanyahu.

A nota não cita o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas foi publicada após Lula voltar a criticar as ações militares de Israel em Gaza.

“Diante das repetidas acusações contra as atividades de Israel na Faixa de Gaza, é importante esclarecer as coisas e não se deixar levar pela propaganda e por notícias falsas da organização terrorista Hamas”, afirmou a embaixada israelense em Brasília.

“Em todas as suas ações, Israel não tem a intenção de prejudicar pessoas não envolvidas. Pelo contrário, Israel permite a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, enquanto se esforça para garantir que ela chegue às pessoas que precisam, e não às mãos do Hamas. Israel não quer a guerra e o sofrimento causados por ela, resultado do uso da população de Gaza como escudo humano pelo Hamas, utilizando hospitais, escolas e creches para fins militares”, acrescentou a representação diplomática.

Em outro ponto do comunicado, a embaixada disse que o Hamas propaga notícias falsas para “influenciar a opinião pública mundial a seu favor” por meio de “eventos encenados, incidentes que não aconteceram e histórias falsas” para “alimentar o antissemitismo no mundo”.

“Infelizmente, tem quem compre essas mentiras, que estão prejudicando israelenses e judeus no Brasil e no mundo todo”, concluiu a embaixada de Israel em Brasília.

No fim de semana, Lula disse que o governo Netanyahu age com “vingança” contra os palestinos e que acontece um “genocídio” na região. “A maioria do povo judeu não concorda com essa guerra. O povo de Israel não quer essa guerra. Essa guerra é uma vingança de um governo contra a possibilidade da criação do estado Palestino, por detrás do massacre em busca do Hamas, o que existe na verdade é a ideia de assumir a responsabilidade e ser dono do território de Gaza”, afirmou Lula no fim de semana.

Nesta terça, 3, após a divulgação da nota, Lula voltou a criticar a postura de Israel e o conflito em Gaza em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto. O presidente afirmou que a guerra é um genocídio contra palestinos e que o governo de Israel “precisa parar com o vitimismo”.

“É exatamente por conta do que o povo judeu sofreu na História que o governo de Israel tinha que ter respeito e humanismo com o povo palestino. Eles tratam os palestinos como povo de segunda classe. […] E vem dizer que isso é antissemitismo? Precisa parar com esse vitimismo. O que está acontecendo na Faixa de Gaza é um genocídio”, declarou Lula.

“O que está acontecendo em Gaza não é guerra, é um Exército matando mulheres e crianças. Inclusive, gente de Israel critica que não é uma guerra, é um genocídio”, completou o presidente.

Crise entre Brasil e Israel

A declaração de Lula foi mais um episódio de falas do presidente e de outros integrantes do governo brasileiro atacando Israel e classificando como “genocídio” as ações do Exército israelense na Faixa de Gaza após os ataques terroristas de 7 de outubro.

Em 2024, Lula chegou a dizer: “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse, durante sua à Etiópia.

Recentemente, ao participar de duas audiências no , o chanceler brasileiro Mauro Vieira se referiu ao que acontece em Gaza como “carnificina”, afirmando também que o governo Netanyahu pratica “atrocidades” e reage de forma “desproporcional” contra o povo palestino, praticando medidas que “ultrapassaram todos os limites”.

Desde o início do segundo mandato de Lula, as relações entre Brasil e Israel têm enfrentado crises. O clima resultou na retirada do embaixador brasileiro de Tel-Aviv e na designação do presidente Lula como “persona non grata” em Israel.

Com menos de dois meses para a aposentadoria do atual embaixador Daniel Zonshine, a embaixada israelense no Brasil pode ficar sem um representante diplomático de alto escalão, porque o governo brasileiro ainda não aprovou Gali Dagan, indicado para assumir o cargo em janeiro deste ano.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM registra diminuição dos índices de criminalidade na Região do Bandeira; Campo Grande registra altas

cpi hospitais

Governo de MS pode repactuar com hospitais e pagar por ‘eficiência’, diz deputado

crianças

Denúncia pressiona resolução de precariedade no PAI Tiradentes, em Campo Grande

acidente

Com semáforo desligado, acidente entre carros interdita faixa da Padre João Crippa

Notícias mais lidas agora

MPMS gastou R$ 496 mil com concurso para promotor com 100% dos candidatos reprovados

Dois anos depois, escândalo que abalou Sidrolândia segue sem julgamento

Morto após cair do 4º andar da Santa Casa tinha pós-doutorado em Odontologia

De graça, instituto oferece cursos para profissionais do setor de serviços

Últimas Notícias

Transparência

Papy gasta R$ 30 mil com três TVs de 85 polegadas para a Câmara

Também está incluso um sistema de som de última geração

Polícia

VÍDEO: detento aproveita saída de caminhão e foge de presídio em Campo Grande

Homem estava encarcerado desde agosto do ano passado pelo crime de estupro 

Sem Categoria

Conselho contradiz Sesau e investigação apura falta de equipamentos odontológicos em UBSs

Em uma de suas manifestações, Sesau admite possibilidade de falhas pontuais.

MidiaMAIS

Você é feliz em Campo Grande? Ranking coloca Capital entre as 20 cidades mais felizes do Brasil

Confira os critérios que levaram o estudo a definir Campo Grande como 19ª cidade mais feliz do país, com nota de 7,38