Pular para o conteúdo
Brasil

Eletronuclear recebe autorização permanente para armazenar combustível nuclear no RJ

Combustíveis armazenados não são considerados rejeitos radioativos e podem ser reaproveitados
Agência Estado -
Angra 1, local onde energia nuclear é gerada

A Eletronuclear recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) autorização para operação permanente da sua Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), em Angra dos Reis, no . Desde 2021, a UAS operava com uma Autorização de Operação Inicial, informou nesta segunda-feira, 31, a estatal.

A medida tem validade de 40 anos e pode armazenar 72 Hi-Storms (cápsulas de armazenagem nuclear) até 2045.

Durante a primeira campanha de transferência de combustível, realizada entre 2021 e 2022, 15 Hi-Storms foram levados para o local. Já na fase inicial da segunda campanha, finalizada em agosto de 2024, mais 15 unidades foram adicionadas. Após a conclusão desta fase, que contará com a contribuição de Angra 1 entre 2025 e 2026, o total de Hi-Storms armazenados será de 48.

A estatal ressaltou que os combustíveis armazenados e já usados não são considerados rejeitos radioativos, pois ainda possuem um significativo potencial energético, que poderá ser reaproveitado no futuro. Países como , e Japão já utilizam técnicas de reciclagem para este material, explicou a empresa.

“A operação da UAS não só assegura a segurança das instalações como também reforça o papel da energia nuclear na matriz energética nacional, com potencial de reaproveitamento futuro dos combustíveis usados”, disse em nota o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo.

A UAS, em operação desde 2021, é projetada para garantir segurança no armazenamento dos elementos combustíveis após o processo de resfriamento nas piscinas especiais das usinas. Após alguns anos, é armazenado em canisters (caixas) de aço e concreto, garantindo a integridade do material.

Segundo a Eletronuclear, o sistema de armazenamento utilizado na UAS é similar ao empregado em mais de 70 locais nos Estados Unidos e é projetado para resistir a eventos naturais extremos, como terremotos, tornados e inundações.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados