Pular para o conteúdo
Brasil

Eduardo Bolsonaro quer sanções à mulher de Moraes e punição a Motta e Alcolumbre

Eduardo afirmou que mulher de Moraes é o braço financeiro do ministro
Agência Estado -
Foto: EFE/EPA/Zoltan Mathe)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defendeu nesta terça-feira, 5, sanções contra a advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), podem ser punidos caso “não cumpram o seu papel enquanto representantes da sociedade”.

Em entrevista ao site Metrópoles, Eduardo afirmou que Viviane é o “braço financeiro” do magistrado e defende que as sanções aplicadas ao ministro sejam estendidas à advogada.

“A Viviane seria uma válvula de escape para uma saída honrosa do Alexandre de Moraes, mas como ele opta por dobrar a aposta, assim, um risco muito alto de que ela também venha a tomar essas sanções da OFAC, porque ela é entendida como o braço financeiro do Alexandre de Moraes”, disse o deputado, em referência ao Office of Foreign Assets Control (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros), um braço do Departamento do Tesouro dos EUA.

O governo dos Estados Unidos anunciou no dia 30 de julho punição a Moraes com a Lei Magnitsky. É a primeira autoridade de um país democrático a ser punida com as sanções previstas na norma, criada para restringir direitos de violadores graves dos direitos humanos.

A Lei Magnitsky prevê como punições a proibição de entrada nos Estados Unidos, o bloqueio de bens e propriedades em território americano, a proibição “extraterritorial de prestação de serviços por empresas com sede nos Estados Unidos aos alvos da punição.

O deputado federal voltou a afirmar que os presidente do Senado e da Câmara podem ser punidos caso “não cumpram o seu papel como representantes da sociedade”.

“Eu não falo pelo governo americano, mas pode sim haver, como por exemplo ocorreu para Rodrigo Pacheco, que perdeu o seu visto Ele perdeu o visto devido ao grande volume de pedidos de do Alexandre de Moraes que nunca sequer foram analisados. Então o Pacheco, do Senado, foi visto como uma parte, uma peça que sustenta esse regime. Então, se continuar nessa toada de Alexandre de Moraes abusando do poder e nada sendo feito, pode sim, possivelmente, nas cenas dos próximos capítulos, isso daí ocorrer”, afirmou.

Sanções contra Alexandre de Moraes na Europa

Eduardo disse que deve viajar, em breve, para a Europa para articular novas punições contra o ministro Alexandre de Moraes no âmbito da União Europeia. O deputado afirmou que ainda vai consultar a sua situação na Interpol para se certificar “de sua segurança” antes de viajar ao continente.

“A gente vai conseguir fazer o mesmo movimento, denunciar as violações de direitos humanos do Alexandre de Moraes (…) A data ainda não está definida porque eu tenho que me certificar em relação à minha segurança. Nós não vivemos mais um período de normalidade no Brasil, e os tiranos brasileiros querem colocar na cadeia quem denuncia suas atrocidades e violações de direitos humanos”, disse.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Não é muito’: Diz Lula sobre o próprio salário

Investigado por atear fogo em veículo de policial penal é preso em Corumbá

VÍDEO: Peça quebra e ‘vagão’ desprende de carreta com 36 toneladas de sucatas de ferro

protesto bolsonaro câmara

Em defesa de Bolsonaro, deputado de MS adere a protesto com fita na boca e ocupa Câmara

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Hospital de Dourados comemora aplicação inédita de segunda etapa do Revalida

Últimas Notícias

Política

Ex-governador Zeca rebate Riedel após crítica a prisão de Bolsonaro

O governador Eduardo Riedel disse que a prisão domiciliar do ex-presidente não ajuda os brasileiros

Cotidiano

Conab em Campo Grande é uma das unidades estratégicas para mitigar efeitos da estiagem

Plano reúne estratégias em 10 estados das regiões Norte e Centro‑Oeste; a Conab contribuiu com estrutura, pessoal capacitado e suporte técnico nas oficinas do PNEAP

Mundo

Governo libanês pressiona por plano do exército para desarmar Hezbollah até o fim do ano

Declaração é feita um dia após Hezbollah afirmar que retomaria os ataques com mísseis a Israel

Mundo

EUA prendem cidadãos chineses acusados de violarem restrições de exportação de chips da Nvidia

Réus podem pegar até 20 anos de prisão