Pular para o conteúdo
Brasil

Disputa de território entre Tibau e Icapuí tem novo capítulo e intervenção do Governo do RN

Governo potiguar criou um grupo de trabalho após a reinstalação da placa de divisa entre os municípios
Evelyn Mendes -
Reprodução/ X

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta semana, a criação de um grupo de trabalho para tratar do conflito de limites territoriais entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE). A decisão foi tomada após o Governo do Ceará reinstalar, na quinta-feira (8), uma placa de divisa que transfere cerca de 180 metros de território potiguar para o lado cearense, o que reacendeu uma disputa antiga e provocou reação da Prefeitura de Tibau.

A nova colocação da placa foi feita com apoio da Polícia Militar cearense, e pegou de surpresa as autoridades locais de Tibau, que já haviam retirado o marco anterior. A Prefeitura de Tibau alega que a fixação da placa foi feita de forma unilateral, sem consulta ou diálogo, e que o trecho em questão pertence historicamente ao município potiguar.

Diante da situação, o Governo do RN anunciou oficialmente a criação de um grupo de trabalho para discutir o impasse. A comissão será formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RN), do Gabinete Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e da própria Prefeitura de Tibau.

A iniciativa foi divulgada durante uma reunião com a prefeita Lidiane Marques, o vice-prefeito José Haroldo, vereadores e assessores jurídicos. Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra declarou “apoio incondicional” a Tibau e confirmou que a primeira reunião do grupo está marcada para esta semana.

RELEMBRE O CASO:

Tudo começou com a instalação surpresa de uma placa de divisa por parte do Governo do Ceará, sem qualquer consulta prévia ao Rio Grande do Norte ou à Prefeitura de Tibau. A nova marcação deslocava parte do território potiguar para o lado cearense, o que causaria a perda de uma área já urbanizada e ocupada pela gestão tibauense.

Em resposta, no dia 2 de maio, a Prefeitura de Tibau removeu a placa, alegando que a área pertence ao município e que a atitude do governo cearense foi unilateral e abusiva. Agora, com a reinstalação da placa, o impasse ganhou força e chegou ao governo estadual do RN.

Divisa contestada há mais de 100 anos

A disputa entre os dois estados não é nova. Os conflitos sobre os limites territoriais entre o Rio Grande do Norte e o Ceará remontam ao início do século passado. Em 1902, o caso chegou até a Justiça e teve como um dos defensores o renomado jurista Rui Barbosa. A decisão da época foi favorável ao RN, mas a definitiva da divisa nunca foi feita, o que gera insegurança até hoje.

Na área atualmente em disputa, a Prefeitura de Tibau já construiu infraestrutura urbana como , moradias populares e ruas pavimentadas, reforçando o argumento de que o território pertence ao município potiguar.

O consultor jurídico de Tibau, Helton Evangelista, informou que a prefeitura irá apresentar documentos históricos e cartográficos, além de detalhes do processo judicial iniciado há mais de um século, na reunião com o Governo do RN.

Segundo ele, a ideia é buscar uma solução pacífica por meio de diálogo com o município de Icapuí e com o Governo do Ceará, mas sem abrir mão da defesa do território de Tibau.

Ceará diz seguir dados do IBGE

Em nota oficial, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) defendeu a nova posição da placa. Segundo o órgão, a demarcação foi baseada em estudos técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que utilizou dados georreferenciados do .

A PGE-CE afirma ainda que notificou tanto a PGE do RN quanto o município de Tibau no último dia 6 de maio, pedindo a formação de uma comissão conjunta entre os dois estados para discutir a questão. A ideia é chegar a um consenso sobre os contornos reais da divisa, com base em informações oficiais, e resguardar os interesses da população cearense.

*Informações de agências de notícia

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia