No dia 6 de agosto, o Sintaspmpr (Sindicato dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal de Pedro do Rosário, no Estado do Maranhão) divulgou uma nota contra o perfeito do município. De acordo com o documento, Toca Serra (PCdoB) alegou que o tarifaço de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afetaria os cofres públicos do município.
Em resposta, o sindicato emitiu uma nota alegando que o argumento usado pelo chefe do Poder Executivo municipal é “descaso com a vida dos trabalhadores”. Toca Serra afirmou, em maio, que deveria pagar o retroativo de promoções, progressões e quinquênio de professores e agentes educacionais somente em julho.
Porém, ao final do mês referido, o prefeito afirmou que, com a aplicação das tarifas estadunidenses, os cofres não teriam verba suficiente para realizar o pagamento.
“Considerando ainda a possibilidade de queda da arrecadação federal e a diminuição nos valores dos repasses aos municípios, a municipalidade por prudência entendeu por adiar o pagamento do retroativo dos servidores até que melhore o cenário internacional, evitando o descumprimento do calendário do pagamento dos salários dos servidores públicos“, diz a nota do prefeito.
Segundo a entidade, o pagamento na folha de julho é além do salário fixo ao servidor, com adicional de retroativos referidos ao ano de 2023. O sindicato afirma ainda que a gestão municipal não tem “planejamento” e aponta a “falta de transparência” com a população do Maranhão.
Segundo o Monitor do Comércio Exterior do Brasil, o município, com pouco mais de 24 mil habitantes, não exportou nenhum produto em 2025.
Veja o documento abaixo:

*Com informações UOL.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***