Surpreendente. Após 40 anos preso em um cativeiro, Jorge, uma tartaruga cabeçuda, virou celebridade não só entre os pescadores, como internacionalmente.
Jorge é brasileiro. Ele nasceu na Bahia, em 1960; mas, 20 anos depois, foi encontrado ferido em uma rede de pesca na Argentina. Assim que foi encontrado, a tartaruga foi levada para o aquário da cidade de Mendoza, onde ficou até 2022.
O animal marítimo passou quatro décadas longe do oceano, visto que, na época em que foi resgatado, não era comum a prática de reabilitação desses animais.
De volta ao mar
A pesquisadora do MACN-Conicet (Museu Argentino de Ciências Naturais) afirmou que, para devolver Jorge ao mar, foram necessários três anos. Nesse tempo, a tartaruga passou por uma reeducação. Desse modo, Jorge reaprendeu a se nutrir com alimentos naturais em grandes espaços, assim como passou a ser colocado em locais em que pudesse interagir com outros animais marinhos.
Jorge finalmente voltou ao oceano em 2024, no Mar del Plata, na Argentina. Assim que foi solta, a tartaruga começou a ser monitorada via satélite por pesquisadores.
Da Argentina para o Rio de Janeiro

O que era esperado é que Jorge retornasse ao seu estado de origem, mas, por um desvio de rota, ele foi parar no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara.
La, Jorge encantou a todos e ficou na boca do povo. Pescadores do local afirmaram que a tartaruga virou o assunto do momento e não passa despercebida. Em entrevista ao G1, o pescador José Roberto dos Santos afirmou: “Tá todo mundo querendo tirar foto”.
Pesquisa
A tartaruga celebridade virou caso de pesquisa. Isso porque o modo que Jorge voltou ao mar impressiona pelo tempo de reabilitação e pelo tempo que ficou longe do mar.
Os pesquisadores também buscam analisar os padrões de migração, áreas de alimentação e os riscos ao longo do caminho. Tudo isso a partir do percurso feito por Jorge.
A história da tartaruga celebridade, ou Jorge, fez com que pesquisadores e pescadores se mobilizassem a favor da conservação ambiental.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***