Pular para o conteúdo
Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que exige exame toxicológico para ter arma

Texto exige uma avaliação periódica de até três anos
Agência Estado -
(Foto: Ilustrativa, Freepik)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 8, um projeto de lei que exige resultado negativo no exame toxicológico para poder liberar o porte de arma. Diferente do que era esperado, a proposição gerou divergência na bancada da bala.

Isso porque o próprio presidente do colegiado e relator da matéria, Paulo Bilynskyj (PL-SP), defendeu a rejeição do texto, que já tinha sido aprovado no Senado Federal.

“(Esse projeto de lei) É para diminuir o acesso do cidadão (ao porte de arma). Por isso que a esquerda está sendo a favor”, argumentou Bilynskyj.

O placar final terminou com 14 votos em defesa do projeto e nove contra. Agora, no caso, um novo relator é designado para emitir um parecer favorável na comissão, sem necessidade de votação.

“É a primeira vez que ganho uma votação”, brincou Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), um dos poucos deputados governistas presentes na Comissão de Segurança Pública, dominada pela bancada da bala e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O texto que veio do Senado exige que para poder ter uma arma de fogo, o portador precisa apresentar um exame toxicológico negativo de larga janela de detecção.

O texto ainda exige comprovação periódica em período de até três anos, com avaliações aleatórias exigidas durante esse período. Para Vieira, rejeitar o projeto de lei implicaria em uma “liberação do uso de armas para pessoas que fazem o uso de drogas”.

Deputados como Capitão Augusto (PL-SP) e Sargento Fahur (PSD-PR) divergiram de Bilynskyj e pediram desculpa pela posição. “Não posso aceitar que maconheiro e cheirador de cocaína possam ter o mesmo direito que nós cidadãos de bem”, disse Augusto. “Sou armamentista e também vou continuar sendo, mas para não votar contra o deputado, que é um nobre par, eu vou me abster.”

Nove deputados foram contra o projeto de lei – todos da bancada da bala. São estes Alberto Fraga (PL-DF) atual presidente do grupo, Bilynskyj, Capitão Alden (PL-BA), Delegado Caveira (PL-PA), Marcos Pollon (PL-MS) e Sargento Gonçalves (PL-RN).

“Não tem nada a ver com o maconheiro e usuário. Tem gente que fuma para descontrair, mas é um cumpridor de seus deveres. Eu já digo para os meus policiais, não prendam”, disse Fraga.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INMET emite alerta para chuvas intensas em 8 cidades de Mato Grosso do Sul

Superliga da Melhor Idade reúne atletas de vôlei adaptado em Campo Grande

Viatura fica danificada após servidor do Detran atropelar anta na MS-240 em Paranaíba

espanhol

Com Mbappé expulso, Real Madrid vence Alavés no Campeonato Espanhol

Notícias mais lidas agora

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Fiéis celebram e se preparam para Semana Santa em Campo Grande

Faltam poucas horas: faça sua foto no pórtico do Midiamax na Expogrande e concorra a prêmios

Mulher desaparece e tem dinheiro sacado após viajar para Ivinhema para conhecer ‘namorado virtual’

Últimas Notícias

Política

Cirurgia de subobstrução intestinal do ex-presidente Jair Bolsonaro já ultrapassa onze horas

No meio da tarde, o apoiador e pastor Silas Malafaia afirmou que a cirurgia deveria durar até as 19 horas (horário de Brasília). Segundo ele, tal afirmação teria sido também confirmada pela esposa do ex-presidente, Michele Bolsonaro

Sem Categoria

Flamengo vai ao Sul e impõe derrota de dois a zero sobre o Grêmio em tarde de Arrascaeta

Meia uruguaio marcou os dois gols da equipe rubro-negra, que impôs seus ritmo desde o início da partida

MidiaMAIS

Centenas de famílias curtem atrações do último dia de Expogrande 2025

Fazendinha de animais foi uma das atrações mais requisitadas entre as crianças

Trânsito

Motorista em zigue-zague estaria com sinais de embriaguez ao bater em caminhão e matou criança na BR-267

Não há informações sobre o parentesco do motorista e da família.