Pular para o conteúdo
Brasil

Cientistas brasileiros identificam nova espécie de peixe pré-histórico

A descoberta foi publicada nesta segunda-feira (11) na revista científica Nature
Agência Brasil -
Agência Brasil

Pesquisadores da do Estado do (Uerj), em parceria com o Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificaram o fóssil de uma nova espécie de peixe pré-histórico na Península Antártica. A descoberta foi publicada nesta segunda-feira (11) na revista científica Nature.

O exemplar articulado, batizado Antarctichthys longipectoralis, viveu entre 145 e 66 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo.

O fóssil é o mais bem preservado já descoberto na região. Ele foi encontrado na Formação Snow Hill Island, na Antártica, durante expedição do projeto Paleoantar, realizada no verão de 2018/2019, em iniciativa que reuniu pesquisadores de diversas especialidades e instituições brasileiras.

Reconstituição

O processo da pesquisa durou cinco anos, tendo se iniciado com a chegada do fóssil ao Brasil e terminado com a reconstituição tridimensional.

A reconstituição do Antarctichthys foi realizada por meio da microtomografia, técnica semelhante a uma tomografia médica, que possibilita obter imagens internas de objetos por meio de raios X, sem danificar o fóssil.

Neste processo, são geradas projeções do objeto em alta resolução que são depois digitalmente integradas, permitindo a reconstrução dos tomogramas, ou seja, das “fatias” em alta resolução do objeto.

No total, foram gerados mais de 2 mil tomogramas do fóssil, que serviram de base para modelar o espécime tal como era no período Cretáceo.

Os pesquisadores estimam que o peixe media entre 8 e 10 centímetros. O Antarctichthys tinha cabeça longa, corpo delgado e pequenos espinhos neurais.

Clima

A bióloga Valéria Gallo, professora titular do Departamento de Zoologia da Uerj explica que embora ainda pouco explorada pela paleontologia, a Antártica guarda pistas fundamentais sobre a evolução da vida no hemisfério sul e as conexões históricas que moldaram a biodiversidade atual da região.

“O continente antártico, hoje uma vastidão gelada, já foi um ambiente rico em florestas e vida . Descobertas como essa revolucionam nosso entendimento sobre como ecossistemas antigos responderam às mudanças ambientais, conhecimento cada vez mais relevante em tempos de transformações climáticas aceleradas.”

“A presença desse fóssil sinaliza que a área da Península Antártica provavelmente possuía um clima mais quente e maior biodiversidade durante o Cretáceo.”

Segundo a Uerj, o estudo reforça a importância da análise de fósseis de flora e fauna que servem como referência para prever como os organismos podem reagir ao aquecimento global atual, contribuindo para traçar estratégias de conservação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mitchie está de volta! Demi Lovato compartilha bastidores de reencontro com Jonas Brothers

VÍDEO: motorista colidiu caminhonete contra fachada de quartel ao informar incêndio em propriedade rural

SP registrou mais de 5 mil placas clonadas em junho e lacre precisa voltar, diz Nunes

Dólar cai e fecha a R$ 5,42 com menor tensão comercial e aposta em corte de juros nos EUA

Notícias mais lidas agora

Amante jogou Raquel viva em vala de Terenos para esconder traição, confirma laudo

Bombeiros resgatam homem que subiu em torre de energia na Avenida Guaicurus

Flagrado na casa da atual namorada foge pelado para não ser morto pelo ex em MS

Conmebol anuncia Monumental de Lima como sede da final da Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians faz bagunça em campo, perde para o Juventude e vive jejum no Brasileirão

Com frio de 8°C, o Juventude foi melhor e aproveitou falhas da defesa corintiana

Polícia

Família procura por Echiley que desapareceu na Vila Taveirópolis

A jovem saiu de casa no período matutino para ir à escola

Brasil

Pais de crianças e adolescentes expostos nas redes serão investigados, diz MPPB

Responsáveis possam ter se omitido na proteção dos filhos

Cotidiano

“Cidade da Juventude – 2025: Campo Grande te chama para o futuro”, é lançada nesta segunda

Acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na Vila Morena