A cidade de São Francisco, em Minas Gerais, decretou na última quinta-feira (17) estado de emergência em saúde pública após casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e rápida evolução para morte, segundo documento da prefeitura.
Outro fator determinante para decretar emergência foi a baixa cobertura vacinal da população do município, bem como a suspeita de circulação do hantavírus. Também foi citada pela gestão municipal a limitação de leitos do hospital público e a possibilidade da demanda sobre os serviços de urgência, como os pediátricos.
Entres os dias 23 e 27 de junho, três pessoas da mesma família participaram de um evento na zona rural da cidade e apresentaram sintomas graves. Dois dos casos evoluíram rapidamente para morte, enquanto o terceiro recebeu alta hospitalar.
Na última sexta, o município afirmou que as duas mortes estão associadas ao vírus H1N1 e que nenhum dos três haviam se vacinado contra influenza. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais também destacou que “não há evidências da circulação de uma nova doença que justifique mudanças na rotina da população”.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***