Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova criação do Dia Marielle Franco em 14 de março

Data homenageia defensores de direitos humanos
Agência Brasil -
Foto: Wilton Junior/Estadão

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (26), o projeto de Lei (PL) 6366/2019 que institui o Dia Nacional das Defensoras e Defensores de – Marielle Franco. Data foi instituída em 14 de março, dia em que a vereadora do Rio de Janeiro e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados em 2018, após sair de um evento. O texto segue para análise do Senado.

Além de marcar a atuação de defensoras e defensores de direitos humanos, o projeto estabelece que entidades públicas e privadas poderão promover, na semana em que cair a data, ações para valorização e proteção de defensores de direitos humanos.

Entre as ações destacadas estão a “promoção de debate público sobre a importância da atuação de defensoras e defensores; incentivo à participação de mulheres, pessoas negras, povos indígenas e demais grupos historicamente marginalizados; disseminação de informações sobre mecanismos nacionais e internacionais de proteção a defensores.”

O projeto é do ex-deputado David , que faleceu em 2023, e de outros deputados do . A relatora da proposta, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), disse que o reconhecimento institucional do papel das defensoras e dos defensores de direitos humanos contribui para fortalecer a democracia brasileira, ao valorizar sujeitos que historicamente lutam pela efetivação dos direitos fundamentais.

“O projeto, ao instituir uma data de reconhecimento e memória, não apenas homenageia Marielle e tantas outras pessoas, mas promove a conscientização nacional sobre a importância da garantia da integridade física, psicológica e política desses sujeitos”, disse Benedita.

“A criação do Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos atua como um gesto simbólico e político de reafirmação do compromisso do Estado brasileiro com o princípio da dignidade da pessoa humana e com o respeito às liberdades públicas — elementos essenciais de qualquer Estado Democrático de Direito”, concluiu.

A deputada lembrou ainda que a data já é marco de resistência e memória em diferentes partes do Brasil. As assembleias legislativas do Pará, da Paraíba e de Pernambuco aprovaram propostas semelhantes, assim como a Câmara Municipal de Porto Alegre.

No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa instituiu, em 2021, o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, como forma permanente de reconhecimento a iniciativas alinhadas às pautas que marcaram sua atuação política, como os direitos das mulheres negras, da população LGBTQIA+, de moradores de favelas e defensores dos direitos humanos.

Em , a Câmara Municipal criou, em 2023, o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, que já está em sua segunda edição e homenageou, em 2025, lideranças históricas das periferias paulistanas, como Dona Olga Quiroga.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: CEO de empresa é flagrado abraçado com amante em show do Coldplay

Réu culpa morto e diz que assumiu crime no Coophavila por dívida

VÍDEO: Carro com investigador da Polícia Civil capota e pega fogo na BR-262 em MS

Ex-Chiquititas Carolina Chamberlain está grávida do primeiro filho: ‘Sonho’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Acusado de matar pecuarista em MS após ‘invasão de gado’ é transferido para penitenciária

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Justin Bieber lidera streaming no Brasil com novo álbum “Swag”

A Bieber Fever está oficialmente de volta! Justin Bieber se tornou o artista internacional mais ouvido no Brasil na Deezer

Brasil

Sapatos de ouro: PF encontra notas de dinheiro escondidas dentro de calçados de ex-vereador

Operação Overclean apontou desvios de emendas parlamentares a município na Bahia

MidiaMAIS

Festival de música autoral está com inscrições abertas e dará dinheiro a vencedores em MS

Primeiro colocado ganhará violão autografado e um prêmio de R$ 4 mil

Política

Projeto de lei quer prioridade para aquisição e porte de arma de fogo às mulheres vítimas de violência doméstica

O projeto de lei 3127/2025 altera o Estatuto do Desarmamento para assegurar tramitação prioritária