Beneficiários do INSS que não sacarem o dinheiro em até 60 dias, após a data do pagamento, terão o benefício suspenso. A informação é do Ministério da Previdência Social e foi divulgado hoje (29) pela Agência Brasil.
A medida tem o objetivo de evitar pagamentos indevidos e fraudes, como saques de benefícios de pessoas falecidas. Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” por meio do site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo “Meu INSS”.
Para entrar, o usuário deve fazer o login, com o CPF e senha. Em seguida, basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. É possível ainda regularizar o pagamento do benefício suspenso pelo telefone 135.
O INSS também esclarece que a prova de vida anual para quem recebe benefício é feita por meio do cruzamento de dados desde 2023. Reforçando, é responsabilidade do INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Além disso, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida está suspenso pelo Ministério.
Com informações da Rádio Agência Nacional.