Pular para o conteúdo
Brasil

Belém, cidade-sede da COP 30, pode ser trocada

Isso pode acontecer caso o governo federal não resolva problema sobre hospedagens a preços elevados
Renata Volpe -
O secretário Valter Correia apresentou os planos logísticos ao lado do presidente da COP 30, André Corrêa do Lago (esquerda). (Imagem: Divulgação/SECOP)

Hospedagens a preços elevados e falta de opções de hotéis podem ser um problema para a realização da COP 30 na cidade de Belém, conforme indicado em uma reunião da ONU na .

A menos de 5 meses do evento, o Brasil ainda não tem respostas concretas para os desafios logísticos da conferência. O problema tem gerado críticas de organizações da sociedade civil que consideram inviável participar da conferência.

Durante as negociações climáticas em Bonn, na Alemanha, ocorrida na quinta-feira (19), a presidência da COP apresentou uma atualização da infraestrutura em Belém e minimizou as dificuldades, dizendo que a “dimensão simbólica” do evento é mais importante, publicou o UOL.

O custo da hospedagem em Belém é o maior problema. Para conter a alta, o governo brasileiro anunciou que vai colocar à disposição quartos a partir de US$ 100 por diária. A estratégia envolve o uso de estruturas geridas pelo próprio , como a Vila dos Líderes e cabines de navios transatlânticos ancorados em Belém.

Sob orientação de um curso do Sebrae, ministrado em parceria com o Airbnb, moradores de Belém estão cobrando dez vezes mais no aluguel temporário de seus imóveis para novembro.

Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, a importância da COP na Amazônia supera as dificuldades. “De qualquer forma, gostaria também de reforçar que a cidade estará especialmente preparada nesse momento. Haverá férias escolares e no serviço público durante o período da COP. Isso também ajudará bastante na questão da circulação etc”.

O presidente Lula acredita que a dimensão simbólica do local é mais importante do que alguns dos obstáculos a serem superados nos próximos meses.

Assim, a organização confirmou que acionou o Ministério da Justiça e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para investigar indícios de abuso de preços, mas que jamais considerou intervir diretamente no mercado. “Queremos que a rede hoteleira seja nossa parceira”, disse o secretário extraordinário da COP 30, Valter Correia.

A intenção é estabelecer preços considerados razoáveis, usando os valores praticados no Círio de Nazaré como parâmetro.

Se forem confirmadas práticas abusivas, os hotéis poderão sofrer sanções legais, como multas e até suspensão do direito de comercializar hospedagens.

Entretanto, a Plataforma Oficial de Acomodação tem lançamento previsto para o final deste mês e abrirá com cerca de seis mil leitos disponíveis no primeiro lote, que serão disponibilizados semanalmente.

Já para alimentação, foi anunciado que o cardápio na conferência será saudável, diverso e que 30% dos alimentos serão provenientes da agricultura familiar e da agroecologia, com prioridade para alimentos locais com baixa emissão de carbono.

Os participantes terão acesso gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde) em situações de urgência e emergência.

O Brasil implementará uma operação de segurança integrada, contemplando sistemas aéreo, marítimo e cibernético, cuidadosamente elaborada para abranger não apenas a Zona Azul e a Zona Verde, mas também toda a Região Metropolitana de Belém.

Participantes credenciados terão isenção de taxas com novo sistema eletrônico a partir do próximo mês e haverá ampliação da malha aérea com voos diretos já garantidos de Lisboa (Portugal), Fort Lauderdale e Miami (EUA), Caiena (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname).

Financiamento climático

O Brasil apresentou hoje, na reunião da ONU, o “Roadmap de Baku a Belém”, um plano ambicioso para destravar o financiamento climático global até a COP 30. A proposta, liderada pelo Círculo de Ministros de Finanças da conferência, prevê a mobilização de US$ 1,3 trilhão até 2035 para ações de mitigação, adaptação e proteção ambiental, com foco em países mais vulneráveis à crise climática.

O roadmap propõe reformar bancos multilaterais, criar plataformas nacionais para conectar projetos locais a financiadores globais e implementar regulações climáticas no sistema financeiro internacional. “Queremos um documento crível, claro e acionável, que permita que as decisões das COPs se transformem em políticas concretas”, disse a embaixadora Tatiana Rosito, do Ministério da Fazenda, representando o ministro Fernando Haddad.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acp

Proposta sugere reajuste de 12% para recomposição salarial de professores de Campo Grande

Autópsia do corpo de ex-contador morto na fronteira com MS será feita em Assunção

Polícia de MS convoca servidores para capacitação em atendimento a vítimas de violência

Em Campo Grande, Tábata Amaral critica obstrução: ‘coisa de menino pequeno’

Notícias mais lidas agora

Onça ataca homem que tentava defender o cachorro em bairro de Corumbá

Com 41 assinaturas, oposição vai pedir impeachment de Moraes

‘Nikolas levou murro no saco’, afirma deputado sobre empurrão de Camila Jara

‘Sou um hétero que sofre homofobia’, desabafa Junior Lima sobre boatos

Últimas Notícias

Política

‘Lugar mais inóspito’: após confusão com bolsonaristas, deputado classifica ambiente tóxico em Brasília

De acordo com o sul-mato-grossense, parlamentar há mais de 20 anos, Câmara dos Deputados é "o pior lugar para se estar"

Cotidiano

A partir de 2026, Agems vai certificar sustentabilidade e dar aval para verbas federais

Cidades de MS precisarão comprovar à agência de regulação que são sustentáveis ambiental e financeiramente, com relação ao descarte de lixo

Cotidiano

Cadelinha é resgatada ‘morrendo’ e moradora cria rifa para pagar cirurgia em Campo Grande

"Princesa" foi encontrada em um terreno baldio no bairro Santa Luzia com hemorragia. Além da retira do útero, ela precisou de transfusões de sangue

Brasil

Alcolumbre não vai pautar Impeachment de Moraes

Sessão remota foi confirmada para esta quinta-feira (8)