Pular para o conteúdo
Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas
Vinicios Araujo -
Alexandre de Moraes chegando ao estádio. Foto: Reprodução/X

No mesmo dia em que foi incluído na lista de sanções dos Estados Unidos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de apareceu em público na Neo Química Arena, em , para assistir ao clássico entre Corinthians e Palmeiras.

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas e, em determinado momento, fez um gesto obsceno, com o dedo médio levantado, flagrado por câmeras no estádio.

A aparição de Moraes ocorre horas após o governo norte-americano aplicar a Lei Magnitsky Global, norma que impõe restrições severas a indivíduos acusados de ou violações de direitos humanos. A medida atinge, pela primeira vez, uma autoridade brasileira.

Com a sanção, o ministro está:

  • proibido de entrar nos EUA, com o visto automaticamente cancelado;
  • sujeito ao congelamento de ativos e restrição de qualquer bem financeiro vinculado ao sistema americano;
  • impedido de usar plataformas digitais e serviços bancários operados sob jurisdição dos Estados Unidos;
  • vetado de receber fundos, bens ou serviços de qualquer pessoa ou empresa americana.

A única exceção prevista são consultorias jurídicas estritamente para esclarecer as sanções — sem envolvimento financeiro.

A decisão está baseada na Ordem Executiva 13818, assinada por Donald Trump em 2017, que ampliou o escopo da Lei Magnitsky para uso global. Atualmente, a aplicação da norma está sob comando de Scott Bessent, secretário do Tesouro, e Marco Rubio, secretário de Estado.

Repercussões

A decisão dos Estados Unidos de sancionar Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky provocou reação imediata do Supremo Tribunal Federal. Em nota institucional publicada nesta quarta-feira (30), a Corte expressou solidariedade ao ministro e reafirmou que todas as decisões tomadas por ele foram confirmadas pelo colegiado competente. O STF destacou ainda que o julgamento dos crimes relacionados à tentativa de de Estado em 2022 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.

A nota reforça a coesão interna do tribunal e afirma que as ações de Moraes respeitaram o devido processo legal. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, evitou ampliar o conflito, afirmando que o objetivo é defender a atuação institucional do STF sem escalar tensões diplomáticas.

Nos bastidores, a avaliação é de que as sanções acabaram fortalecendo a posição de Moraes internamente, gerando um movimento de autodefesa dentro do tribunal. Segundo interlocutores, o ministro afirmou não possuir contas nem bens nos Estados Unidos.

No Planalto, a medida foi vista como interferência inaceitável. Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou as sanções como um ataque à soberania nacional e saiu em defesa de Moraes, afirmando que “justiça não se negocia”.

“O governo brasileiro se solidariza com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses”, afirmou o presidente em nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Brunch’ com balada eletrônica em Campo Grande vai parar em página de humor: “Cafona”

Com previsão de chuva, Energisa terá plano especial para atender locais de prova do Encceja neste domingo 

Música critica Saúde e ‘mordomia’ de secretária que tem motorista em cidade de MS: ‘povo se lascou’

Paranaíba registra terceira menor umidade do ar do Brasil nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

PR: Eleição interna para comando estadual do PT tem voto de falecido

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Horta Geométrica une sustentabilidade e ensino da matemática em escola de Dourados

Um novo projeto implementado na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, ensina noções de geometria aos alunos de ensino médio, enquanto incentiva a sustentabilidade. A Horta Geométrica, coordenada pelo professor Heldo Aran, demonstra de forma prática conceitos matemáticos, além de transmitir lições sobre meio ambiente, trabalho em equipe e alimentação saudável. Com canteiros em … Continued

Política

Ministro da Saúde deve entregar SAMU indígena e acelerador linear do Hospital do Câncer em MS

Ministro Alexandre Padilha tem agenda prevista para sábado (9), quando deve oficializar a compra do aparelho

Trânsito

Trecho da BR-163 incendiado por andarilho permanece em obras e deixa trânsito lento

Previsão inicial era de 48 horas, mas trabalhos podem ser concluído nesta quinta-feira (31)

Mundo

Rússia sai em defesa do Brics diante das tarifas de Trump

Em entrevista, porta-voz russo afirmou que Brics não apresenta ameaça a nenhuma nação