Pular para o conteúdo
Brasil

Após morte de turista no Cristo Redentor, Procon fecha acesso ao Corcovado

Turista tinha 54 anos e era natural do Rio Grande do Sul
Evelyn Mendes -
Cristo Redentor
Cristo Redentor

O Procon do interditou na manhã de hoje o trem do Corcovado que dá acesso ao Cristo Redentor, após a morte de um turista, ontem, nas escadarias do monumento, que é um dos principaus pontos turísticos da cidade. Os demais acesso seguem funcionando normalmente.

O transporte está fechado por tempo indeterminado. De acordo com o órgão, para os turistas que já compraram as passagens, devem solicitar a restituição do valor ou aguardar o transporte funcionar.

A decisão do Procon foi resultado da morte de um turista de 54 anos, natural do . O homem, identificado como Jorge Alex Duarte, se sentiu mal nas escadarias que levam ao Cristo, não resistiu e morreu no local.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

De acordo com familiares, Jorge passou mal logo cedo, por volta das 7h39. Por meio de nota, o Santuário do Cristo rendentor informou que o foi acionado e chegou po volta das 8h13, mas o homem já estava sem sinais vitais.

Procon disse que no horário que o turista passou mal não havia profissional de saúde no posto médico do Trem do Corcovado. Conforme o órgão, o posto começa a funcionar a partir das 9h e fecha às 17h. No entanto, o monumento é aberto para visitas a partir das 7h e fecha por volta das 19h.

Por meio de nota, o ICMBio/ Parque Nacional da Tijuca informou que o atendimento médico é de responsabilidade do Trem do Corcovado, conforme estabelecio no contrato da concessão. “Informamos que a manutenção e o pleno funcionamento do Posto de Primeiros-Socorros no Alto do Corcovado é de responsabilidade da empresa concessionária Trem do Corcovado, conforme previsto no contrato fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes. Diante do ocrrido, será aberta uma apuração para verificar as circunstâncias dessa triste fatalidade”.

Trem do Corcovado afirmou por nota que mantém um posto de enfermaria em funcionamento no Alto do Corcovado. Conforme a nota, os profissionais são treinado e habilitados para atuarem em atenção aos primeiros socorros, com manuseio de desfibrilador. Ainda de acordo com a mepresa, no caso do turista que morre, ele chegou a ser atendido por profissionais mas não “houve possibilidade alguma de salvamento, apesar de os socorristas chegarem com o desfibrilador no mesmo instante e, em seguida o Samu”.

Já a administração do Santuário, responsável pelo monumento, disse que o posto é de responsabilidade do ICMBio. ” O único posto médico que deveria atender os visitantes fica boa parte do dia fechado. A Arquidiocese do Rio de Janeiro busca a todo momento colaborar com o desenvolvimento do Alto do Corcovado, mas esbarra nos entraves burocráticos impostos pelo ICMBio. Diversos projetos estão sem o devido andamento sem nenhuma justificativa legal para tal, inclusive o de colocar uma ambulânica de prontidão no Alto do Corcovado”, diz a nota do Santuário.

O Procon vai propot TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Segundo o órgão, a proposta prevê melhorias para a retomada de funcionamento do Cristo, o que inclui presença de atendimento médico em todo o período que o monumento permanecer aberto para visitas.

(Informações Portal UOL)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
visto

Procura por visto americano dispara em Campo Grande após anúncio de nova taxação de Trump

Criadores de gado minimizam crise e acusam frigoríficos de ‘má-fé’ para baixar preço do boi

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

Surto de sarampo na Bolívia pode chegar em MS? Entenda a situação

israel

Israel ataca sul da Síria após minorias entrarem em conflito e governo local enviar tropas

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

tereza celulose carne trump

Tereza Cristina diz que não existe mercado no Brasil para carnes exportadas para os EUA

Últimas Notícias

Política

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

O governador paulista tem mobilizado esforços para atuar na mediação de diálogo dos setores afetados com o governo brasileiro

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

Foi possível ver a fumaça a quilômetros de distância do local

Cotidiano

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Além das interdições, 23 trechos da BR-163 operam em sistema “Pare e Siga”

Esportes

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

A corrida contará com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Samu e alunos da academia da Polícia Militar