Pular para o conteúdo
Brasil

Após morte de turista no Cristo Redentor, Procon fecha acesso ao Corcovado

Turista tinha 54 anos e era natural do Rio Grande do Sul
Evelyn Mendes -
Cristo Redentor
Cristo Redentor

O Procon do interditou na manhã de hoje o trem do Corcovado que dá acesso ao Cristo Redentor, após a morte de um turista, ontem, nas escadarias do monumento, que é um dos principaus pontos turísticos da cidade. Os demais acesso seguem funcionando normalmente.

O transporte está fechado por tempo indeterminado. De acordo com o órgão, para os turistas que já compraram as passagens, devem solicitar a restituição do valor ou aguardar o transporte funcionar.

A decisão do Procon foi resultado da morte de um turista de 54 anos, natural do . O homem, identificado como Jorge Alex Duarte, se sentiu mal nas escadarias que levam ao Cristo, não resistiu e morreu no local.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

De acordo com familiares, Jorge passou mal logo cedo, por volta das 7h39. Por meio de nota, o Santuário do Cristo rendentor informou que o foi acionado e chegou po volta das 8h13, mas o homem já estava sem sinais vitais.

Procon disse que no horário que o turista passou mal não havia profissional de saúde no posto médico do Trem do Corcovado. Conforme o órgão, o posto começa a funcionar a partir das 9h e fecha às 17h. No entanto, o monumento é aberto para visitas a partir das 7h e fecha por volta das 19h.

Por meio de nota, o ICMBio/ Parque Nacional da Tijuca informou que o atendimento médico é de responsabilidade do Trem do Corcovado, conforme estabelecio no contrato da concessão. “Informamos que a manutenção e o pleno funcionamento do Posto de Primeiros-Socorros no Alto do Corcovado é de responsabilidade da empresa concessionária Trem do Corcovado, conforme previsto no contrato fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes. Diante do ocrrido, será aberta uma apuração para verificar as circunstâncias dessa triste fatalidade”.

Trem do Corcovado afirmou por nota que mantém um posto de enfermaria em funcionamento no Alto do Corcovado. Conforme a nota, os profissionais são treinado e habilitados para atuarem em atenção aos primeiros socorros, com manuseio de desfibrilador. Ainda de acordo com a mepresa, no caso do turista que morre, ele chegou a ser atendido por profissionais mas não “houve possibilidade alguma de salvamento, apesar de os socorristas chegarem com o desfibrilador no mesmo instante e, em seguida o Samu”.

Já a administração do Santuário, responsável pelo monumento, disse que o posto é de responsabilidade do ICMBio. ” O único posto médico que deveria atender os visitantes fica boa parte do dia fechado. A Arquidiocese do Rio de Janeiro busca a todo momento colaborar com o desenvolvimento do Alto do Corcovado, mas esbarra nos entraves burocráticos impostos pelo ICMBio. Diversos projetos estão sem o devido andamento sem nenhuma justificativa legal para tal, inclusive o de colocar uma ambulânica de prontidão no Alto do Corcovado”, diz a nota do Santuário.

O Procon vai propot TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Segundo o órgão, a proposta prevê melhorias para a retomada de funcionamento do Cristo, o que inclui presença de atendimento médico em todo o período que o monumento permanecer aberto para visitas.

(Informações Portal UOL)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Rodovias de Mato Grosso do Sul ocupam primeiro lugar no ranking de maiores apreensões de cocaína

Mharya

Campo-grandense deixou MS há 10 anos para viver vitórias do jiu-jitsu nos EUA

Salários de julho dos servidores municipais de Dourados já estão disponíveis para saques

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

Em três dias, MS tem tempestades com 412,9 mil raios e queda de energia

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Julgada por crime ambiental, artesã que usa carcaças de animais celebra absolvição em MS: ‘não apaga’

Artista plástica afirma que teve a dignidade recuperada, mas destaca que a decisão da Justiça não desfaz o peso da acusação considerada injusta

Cotidiano

Está na rota? Quatro bairros de Campo Grande receberão o fumacê

As equipes circularão das 16h às 22h

Cotidiano

Justiça absolve colombiana que usava carcaça de animais em obras de arte

Artesã foi denunciada por supostos crimes ambientais

Política

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e ainda passará por análise de duas comissões