Pular para o conteúdo
Brasil

Após morte de passageiro, MP vai investigar sistema de segurança da Linha 5-Lilás

Polícia Civil segue investigando como morte suspeita
Agência Estado -
Estação campo limpo/ imagem ilustrativa -Reprodução: Marco Aurélio - Redes sociais

A promotoria de Justiça do do Ministério Público de (MP-SP) instaurou nesta quarta-feira, 7, um para verificar a segurança na Linha 5-Lilás do metrô, operada pela ViaMobilidade.

A ação ocorre após um passageiro morrer ao ficar preso entre as portas automáticas da plataforma da estação Campo Limpo e o trem

A concessionária da linha diz que Lourivaldo Ferreira da Silva Nepomuceno, de 35 anos, ultrapassou os avisos visuais e sonoros de fechamento das portas. A ViaMobilidade alega ainda que está providenciando mais recursos de segurança.

O caso é investigado pela Polícia Civil como “morte suspeita”. Testemunhas prestam depoimento e os investigadores aguardam o resultado de laudos periciais.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) também cobrou explicações da concessionária e do governo do Estado sobre a morte de Lourivaldo.

No documento, proferido pelo Conselheiro Dimas Ramalho nesta quarta, foi determinado o prazo de cinco dias para que a ViaMobilidade e a gestão Tarcísio de Freitas () prestem esclarecimentos.

A concessionária terá que enviar um relatório com informações sobre as circunstâncias do acidente, medidas adotadas após a ocorrência e suporte prestado à família da vítima. Também deverá esclarecer os investimentos feitos em segurança e o histórico de acidentes anteriores. Já ao governo do Estado, o relator pede dados sobre as medidas contratuais e legais adotadas por conta da ocorrência.

O que diz o governo

Em nota, a gestão Tarcísio prestou “condolências à família da vítima do acidente” e disse atuar “constantemente junto às concessionárias para otimizar a segurança dos passageiros”.

“Além disso, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) abriu procedimento sancionatório para investigar o caso ” Caso seja comprovada falha na operação, serão aplicadas sanções à concessionária.

O que diz a ViaMobilidade

A ViaMobilidade alega que passageiro tentou entrar no vagão após todos os alarmes visuais e sonoros e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma.

“A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu”, diz a concessionária.

Sensores nos vãos entre as portas

Após a morte de Lourivaldo, a ViaMobilidade afirmou que vai instalar sensores nos vãos entre as portas das plataformas e do trem, além de implementar barreiras físicas, com hastes de metal, para impedir que a porta da plataforma feche com pessoas no vão.

“Esta tecnologia (de sensores no vão) é muito recente e seu uso no mundo ainda é uma exceção, sendo a concessionária uma das pioneiras na adoção deste tipo de solução. Sua instalação envolve uma série de questões técnicas e testes, razão pela qual sua implantação não é imediata. Na linha 5-Lilás, o cronograma prevê concluí-la no primeiro trimestre de 2026, data que pode ser antecipada conforme os resultados dos testes”, afirma a concessionária.

Esse tipo de sensor já vem sendo instalado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) na Linha 3-Vermelha, segundo Luis Kolle, engenheiro do Metrô e presidente da Associação de Engenheiro e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). “Eles têm de ser de alta confiabilidade para não atrapalharem o funcionamento do sistema. Não podem interromper a partida do trem com qualquer detecção. Tem de ser preciso e confiável”, disse Kolle ao Estadão.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Produção de eventos poderá custar até R$ 6,68 milhões para cidade de MS

bolsonaro moraes

STF será imparcial e ignorará pressões ao julgar Bolsonaro, diz Moraes

Cultura Ballroom: Para celebrar a identidade, Campo Grande terá baile LGBT neste mês

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 1,4 mil

Notícias mais lidas agora

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

cão

Morre cão que foi atacado por pit bulls no Portal Caiobá

Últimas Notícias

Polícia

Mãe denuncia professora da Apae por agredir e xingar adolescente de 14 anos em Campo Grande

Apae nega maus-tratos a aluna

Famosos

Como será o show de Mariah Carey na Amazônia? Apresentação terá palco no meio do rio

Mariah Carey cantará em palco flutuante no Rio Guamá, em Belém (PA); saiba detalhes do evento

MidiaMAIS

Bobbie Goods de Campo Grande: Febre entre adultos e crianças ganha as ‘caras’ da Capital

Qualquer um pode imprimir o livro temático com a cultura de Campo Grande para colorir em casa

Cotidiano

Com planejamento no trânsito, Black Friday na fronteira de MS deve receber 52 mil pessoas

Estimativa da Associação Comercial de Ponta Porã espera que movimento superior a última edição