Pular para o conteúdo
Brasil

Após cirurgia, Bolsonaro fica em UTI, sem previsão de alta

Pós-operatório do ex-presidente deve ser "muito prolongado"
Agência Estado -
Bolsonaro publicou uma foto, hospitalizado, nas redes sociais (Foto: Instagram)

A recuperação do Jair Bolsonaro (PL) após uma cirurgia de 12 horas no intestino será longa, e não há previsão de alta. A informação foi dada pela equipe médica do Hospital DF Star, em , na manhã desta segunda, 14. “Vai ser um pós-operatório muito prolongado. Não há previsão de alta nesta semana”, afirmou o cardiologista Leandro Echenique. “Não temos grande expectativas de uma evolução rápida”, completou o especialista em cirurgia geral Cláudio Birolini.

A cirurgia de laparotomia exploradora à qual Bolsonaro foi submetido começou às 10h de domingo e se estendeu até a noite. Os profissionais de saúde descreveram o procedimento como “complexo, trabalhoso” apesar de esperado, e o resultado, como “excelente” e “bastante satisfatório”.

Inflamação

Na primeira avaliação médica após a chegada a Brasília – na sexta-feira passada -, Bolsonaro estava estável, mas a tomografia identificou um quadro de distensão abdominal e ele apresentava uma elevação dos marcadores inflamatórios (a presença no sangue da proteína C-reativa, ou PCR, indica o nível de inflamação no organismo): enquanto o normal é 1 mg/dL, o dele chegou a 150 mg/DL.

Com isso, os médicos optaram pela cirurgia. Birolini, que conduziu a operação, descreveu a situação do abdome como “hostil, com múltiplas cirurgias prévias, aderências causando um quadro de obstrução intestinal, e uma parede abdominal bastante danificada em função da facada e das cirurgias prévias”.

Os médicos levaram duas horas de cirurgia mais quatro ou cinco horas de liberação de aderências para acessar a cavidade abdominal de Bolsonaro. Na segunda etapa, foi preciso pensar uma “estratégia para a reconstrução” do órgão. “Só para ter uma ideia, a liberação dessas aderências é feita de forma milimétrica, liberando um intestino que tem três metros e meio”, afirmou Birolini. “O intestino dele estava bastante sofrido, o que nos leva a crer que ele já vinha de um quadro de suboclusão há alguns meses.”

Echenique relatou que a equipe médica encontrou “muitas aderências” na parede intestinal. As próximas 48 horas serão importantes para que os especialistas verifiquem eventuais intercorrências, como aumento do risco de infecções, de trombose e coagulação do sangue, e da necessidade de medicamentos para controlar a pressão arterial.

Após os primeiros dois dias, haverá uma segunda fase do pós-operatório. Os médicos disseram que será preciso “deixar o intestino descansar, desinflamar, retomar sua atividade, para só depois pensar em alimentação via oral”. O ex-presidente vai se alimentar com uma nutrição na veia por enquanto. Questionado se Bolsonaro vai precisar usar uma bolsa de colostomia, que já foi necessária em casos operatórios anteriores, Birolini disse que, “a princípio, não”.

‘Voltaremos’

Ontem, o ex-presidente usou as redes sociais para agradecer os apoios. Em uma publicação no X (antigo ), Bolsonaro afirmou que seu estado de saúde “é estável, mas a recuperação exige cuidados intensivos e será gradual”. “No momento, ainda não há previsão para minha alta. Meus mais sinceros agradecimentos para todos neste momento. Um forte abraço em cada um e repito: voltaremos!”, escreveu.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: chuva alaga casas em comunidade Terena no Jardim Noroeste

Moraes manda prender o ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção

Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle, é cassado por faltar a sessões da Câmara

VÍDEO: Avenida Rachel de Queiroz com forte enxurrada e alagamento no Iracy Coelho

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

VÍDEO: policial salva família presa em carro na enxurrada durante temporal

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio empata e divide a liderança; Cruzeiro perde e se complica na Copa Sul-Americana

Já o Corinthians bateu o Racing-URU

Sem Categoria

Palmeiras faz 1º tempo perfeito, cansa, mas encontra força para superar o Bolívar em La Paz

Foi o sétimo triunfo consecutivo da equipe paulista na temporada

Cotidiano

Chuva já ultrapassou o esperado do mês em Campo Grande

O esperado do mês era de 105,2mm

Esportes

Corinthians pouco cria, mas conta com gol de Romero para vencer a primeira na Sul-Americana

A partida mantém a equipe no terceiro lugar, com quatro pontos