Pular para o conteúdo
Brasil

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

A medida, segundo a Anvisa, não afeta o consumo ou a comercialização da planta fresca
Agência Brasil -
Sede da Anvisa (Rafa Neddermeyer, Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária () proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, determina ainda o recolhimento dos produtos.

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.

“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia”, destacou a agência no comunicado.

Isso significa que empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.

“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.”

A medida, segundo a Anvisa, não afeta o consumo ou a comercialização da planta fresca, que tem tradição de uso na alimentação, sobretudo nos estados de e .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso morre em hospital de Dourados após cair do de telhado e ficar 29 dias internado

exame ofi

USF Macaúbas recebe mutirão de exames oftalmológicos gratuitos nesta segunda-feira

Com crianças de 8 e 5 anos em carro, motorista capota e morre em estrada de MS

tempo

Com manhã gelada, calor retorna a MS gradativamente nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Sophie é 1ª vítima de tragédia anunciada na Santa Casa de Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

mundial de clubes flamengo

Flamengo reassume liderança do Brasileirão e vai com moral elevada para o Mundial de Clubes

concursos

Com salário de até R$ 6,7 mil, semana começa com mais de 500 vagas em processos seletivos 

Últimas Notícias

Política

Diretores financeiros da Agereg enfrentam a CPI do Consórcio nesta segunda

Duas oitivas acontecem nesta segunda-feira, já que na quarta vereadores que compõem a CPI do Consórcio se reúnem a portas fechadas

Polícia

Suspeito de assassinato de homem na frente de filho de 5 anos é identificado pela polícia

Mulher de vítima também foi atingida por disparos

Sérgio Cruz - O dia na história

1867 – Retirada da Laguna: tropas chegam ao Canindé

Marcha forçada efetuou-se maravilhosamente, apesar da chuva copiosíssima que caiu durante todo o trajeto

Saúde

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas UPAs e CRSs nesta segunda-feira

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes