Pular para o conteúdo
Brasil

Amazonas decreta situação de emergência em 20 municípios

Até o momento, 209 mil pessoas foram afetadas pela cheia
Evelyn Mendes -
Cheia do Rio Purus - Reprodução/ Rede Amazônica

Chegou a 20 o número de municípios do em situação de emergência por conta das cheias dos rios do estado.

São cerca de 49 mil famílias afetadas pelas cheias até o momento no estado. As nove calhas de rios amazonenses estão em processo de cheias e podem alcançar picos variados até o mês de julho, segundo o Monitoramento Hidrometeorológico da do Amazonas.

São 20 cidades em situação de emergência e 37 em alerta. Só nas últimas 48 horas, dois municípios passaram do estado de alerta para emergência: de Oliveira e Jutaí, banhados pelo Rio Solimões e pelo Rio Jutaí.

Os municípios de Manicoré, Jutaí e Juruá têm as situações mais complicadas segundo dados de hoje do painel da Defesa Civil do Amazonas. Respectivamente, as cidades registraram níveis hidrológicos de 27,46 metros, 25,32 metros e 23,40 metros.

Outras cidade em situação de emergência são: Apuí, Humaitá, Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Novo Aripuanã, Benjamin Constant, Borba, Tonantins, Itamarati, Eirunepé, Atalia do Norte, Careiro, Santo Antônio do Iça, Amaturá, Japurá e São Paulo de Oliveira.

Cheias nos principais rios do estado: são afetados pelas enchentes os rios Jutaí, Solimões, Amazonas, Juruá, Madeira e Purus.

Manaus também vê o nível de enchente chegar ao nível crítico. O , na capital amazonense, já ultrapassou a cota de inundação com 28 metros.

As cheias afetam diretamente moradores de diversas regiões do estado. A rodovia Transamazônica, que corta o Norte brasileiro, ficou debaixo das águas do Rio Madeira. São mais de 20km afetados. Carros, ônibus, ambulâncias e outros veículos transitam com dificuldade em outros pontos do estado.

São cerca de 209 mil pessoas afetadas pelas cheias até o momento, segundo o governo estadual. A Defesa Civil e o opera em sistema de observação para os próximos dias, com a probabilidade de outras regiões atingirem a cota de inundação.

*Informações UOL

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Senadores pedem impeachment da ministra do STF Cármen Lúcia

Carro capota e motorista sai ileso após acidente em rodovia em Paraíso das Águas

Foragido da Justiça paulista é preso em Dourados durante operação na Aldeia Jaguapiru

VÍDEO: Morador denuncia viaturas dos bombeiros encontradas abandonadas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Desapega CG, Encontro de Carros Antigos e peças de teatro movimentam fim de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Condenado por ajudar a matar morador em situação de rua no Cetremi é preso em Campo Grande

Foragido estava em um abrigo

Política

Riedel participa da abertura da 53ª Expobel em Bela Vista

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa às 10h desta sexta-feira (18), da solenidade de abertura da 53ª Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista). De acordo com a agenda divulgada pela assessoria de comunicação, o evento ocorre no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro (Tatersal), no Parque de Exposições Rio Apa. … Continued

Cotidiano

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Beneficiários com NIS final 1 recebem hoje a parcela deste mês; Mato Grosso do Sul tem 201.512 famílias cadastradas no programa social

Mundo

Em carta a Bolsonaro, Trump volta vincular taxa a processo do golpe

Taxação é uma "manifestação de desaprovação" em relação à ação penal do golpe de Estado